- Publicidade -
spot_img
InícioPolíticaDeputado Júnior Geo denuncia situação de abandono do Projeto de Irrigação São...

Deputado Júnior Geo denuncia situação de abandono do Projeto de Irrigação São João e propõe CPI para investigar responsabilidades

Denúncia foi feita durante pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira, 22, quando exibiu o vídeo de sua visita ao Projeto São João

O deputado estadual Professor Júnior Geo (PSDB) utilizou-se da tribuna da Assembleia Legislativa para denunciar o estado de abandono do Projeto São João de Irrigação de Hortifrutigranjeiros e apresentou requerimento para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar responsabilidades pelos danos e encontrar solução para os agricultores. O pronunciamento de Geo foi feito na sessão ordinária desta terça-feira, 22 de abril, quando exibiu o vídeo de sua visita ao Projeto São João. 

Para a instalação de uma CPI na Assembleia Legislativa são necessárias oito assinaturas de deputados que concordam com a investigação. No entanto, durante a sessão, Geo só conseguiu a sua própria assinatura, não tendo o respaldo ainda dos demais parlamentares consultados. Cada gabinete recebeu uma cópia da proposta de CPI para que possam se inteirar da situação caótica que vivem os agricultores e suas famílias.

Sem água

De acordo com Júnior Geo, que esteve in loco no Projeto São João de Irrigação, lá não existe água, os agricultores estão desesperançados, somando prejuízos com suas plantações. “Esses agricultores estão buscando solução já há algum tempo, inclusive, já os recebemos nesta Casa, fomos ao governador, realizamos reunião no ano passado e a situação só piora”, acrescentou o deputado.

Usina abandonada

Acompanhado por agricultores, Geo comprovou que a usina fotovoltaica que iria gerar energia elétrica às lavouras, está abandonada, sem conclusão. “O Estado precisa com urgência retomar a obra da usina fotovoltaica, colocá-la em funcionamento, como foi prometido há dois anos e fornecer a água às milhares de famílias que aqui residem e trabalham”, afirmou Júnior Geo, enfatizando que o Projeto São João de Irrigação recebeu recursos nacionais, internacionais e estaduais. “Por que está no abandono?” – questiona o parlamentar. 

Projeto Esquecido

“Isso aqui tá um projeto esquecido, não tem mais irrigação”, lamenta uma agricultora, enfatizando que quando as obras se iniciaram, “até me animei e acreditei que iria funcionar, e hoje está esquecido, é uma falta de respeito”, enfatiza a moradora, ao se dirigir ao Professor. 

Lençol freático

Observando as chácaras, o deputado notou que, em busca de saída para o problema da falta de água, muitos agricultores estão cavando poços artesianos para irrigar suas lavouras “e com isso, podem gerar um grave problema ambiental, com comprometimento do lençol freático”, alerta o Professor Geo, assegurando que a solução é urgente e precisa acontecer logo.

Projeto São João de Irrigação

Com o objetivo de estimular a produção tocantinense, o Governo do Tocantins, em parceria com o Banco Mundial, via Programa de Desenvolvimento, Integrado e Sustentável (PDRIS), criou o Projeto de Irrigação São João, no qual deveria empregar tecnologias avançadas de irrigação para beneficiar famílias e produtores locais.

O projeto teve início em 2001 e compreende a implantação de infraestrutura de irrigação para hortigranjeiros e frutas. Localizado à margem direita do reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, no Rio Tocantins, sentido Palmas/Porto Nacional, pela rodovia TO-050, o projeto possui uma área total de 5.129 hectares, sendo 3.654 hectares de área irrigável. A área compreende 328 lotes para pequenos produtores e 32 lotes empresariais.

- Publicidade -spot_img
Não perca
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui