Promovendo a comunicação e o vínculo entre profissionais de saúde, o Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF-TO) realizou, no último fim de semana, em Augustinópolis, o Curso de Injetáveis, que contou com a participação da farmacêutica surda Ana Paula Araújo Silva. Para garantir sua plena inclusão, o curso disponibilizou uma intérprete de Libras durante todas as aulas teóricas e práticas.
A ação foi promovida por meio do programa “CRF-TO Ensina +”, que reuniu mais de 50 farmacêuticos e profissionais atuantes em farmácias de mais de 30 municípios da região.
O presidente do CRF-TO, Maykon Jhuly, destacou: “O CRF-TO Ensina + é um programa de qualificação e educação continuada que está sendo realizado em todo o estado do Tocantins. Fomos convidados pelos farmacêuticos do Bico do Papagaio para esse curso, que contemplou profissionais de diversos municípios. Além disso, conseguimos viabilizar a presença de uma intérprete de Libras, valorizando a comunidade surda para que possam sempre estar presentes nesses eventos”.
A farmacêutica generalista Ana Paula Araújo Silva celebrou a iniciativa inclusiva: “Sou uma pessoa com deficiência auditiva desde o nascimento (surda), uso aparelho auditivo desde os três anos de idade, fiz inúmeras sessões de fonoaudiologia. Hoje sou oralizada e me comunico em Libras – Língua Brasileira de Sinais. Ter intérprete nesse curso foi sensacional, muito proveitoso. Entendi e compreendi a fala do professor Dr. Amilson por meio da interpretação em Libras, realizada durante todas as aulas teóricas e práticas pela intérprete Letícia Nunes das Neves. Me senti incluída e motivada”.
A mãe de Ana Paula, a farmacêutica bioquímica Maria José Dores de Araújo Silva, também expressou sua emoção com o momento. “Agradeço de coração a todos que fazem o CRF-TO. Muito obrigada”.
“A presença de uma farmacêutica surda no curso de injetáveis representa um marco para a inclusão e a acessibilidade na formação profissional. Como intérprete de Libras, vejo de perto o impacto positivo de garantir que o conhecimento técnico e científico também esteja disponível em Língua Brasileira de Sinais. Iniciativas como essa demonstram o compromisso do CRF com a valorização da diversidade e com a promoção da equidade no acesso à qualificação. Incluir é transformar realidades e permitir que todos os profissionais tenham as mesmas oportunidades de crescimento e atuação no mercado de trabalho”, disse a intérprete Letícia Nunes das Neves.
O conselheiro regional de Farmácia, Waldonez Soares, comentou sobre a iniciativa, ressaltando que o aperfeiçoamento é fundamental para garantir mais segurança nos atendimentos aos usuários. Além de Augustinópolis, no Bico do Papagaio, a equipe tem realizado o curso de injetáveis em outras cidades do Tocantins. Na região, a próxima etapa será em Tocantinópolis. (Por Gláucia Mendes)