- Publicidade -
spot_img
InícioAgronegócioTocantins abre janela de plantio de soja semente nas Planícies Tropicais no...

Tocantins abre janela de plantio de soja semente nas Planícies Tropicais no dia 20 de abril

Prazo para a colheita é até o dia 20 de setembro

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), informa que estará aberta do dia 20 de abril a 31 de maio, a janela de plantio de soja semente nas Planícies Tropicais tocantinense. A região compreende os municípios de Lagoa da Confusão, Cristalândia, Pium, Formoso do Araguaia, Santa Rita do Tocantins e Dueré. O prazo para a colheita é até o dia 20 de setembro.

Vale destacar que o plantio excepcional de soja semente nas Planícies Tropicais é feito mediante a autorização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para as finalidades de pesquisa/ensino, produção de sementes e reserva de semente para uso próprio salva legal. Na safra de 2024, foi plantada uma área de 56.672 hectares com 111 cadastros realizados.

Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja da Adapec, Cleovan Barbosa, os sojicultores que forem cultivar soja naquela região deverão solicitar antecipadamente o pedido à Adapec, por meio da apresentação do cadastro de propriedade, plano de trabalho, termo de compromisso do responsável técnico e croqui das lavouras. “O produtor deve preencher os formulários que estão disponíveis no site da Adapec pelo endereço www.to.gov.br/adapec e, posteriormente, entregar esta documentação em um escritório da Agência”, ressaltou Cleovan Barbosa.

Ferrugem Asiática da Soja

É a principal praga que acomete a oleaginosa, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Ela dissemina rapidamente entre as plantações por meio do vento. O maior prejuízo causado é a redução da produtividade, por causar desfolha precoce nas plantas, impedindo que os grãos de soja se formem completamente.

- Publicidade -spot_img
Não perca
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui