Início Geral 3ª Feira de Adoção de Animais na Aleto atrai centenas de pessoas...

3ª Feira de Adoção de Animais na Aleto atrai centenas de pessoas e promove conscientização

O evento tem como objetivo incentivar a adoção responsável e oferecer serviços gratuitos para pets e tutores.

0
A feira disponibilizou inicialmente 60 animais para adoção (40 cães e 20 gatos), todos vacinados, vermifugados e microchipados. Foto: Clayton Cristus

Centenas de pessoas participaram nessa terça-feira, 15, da 3ª edição da Feira de Adoção de Animais, realizada pela Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). Idealizada em 2023 pelo deputado estadual Eduardo Fortes (PSD), o evento tem como objetivo incentivar a adoção responsável e oferecer serviços gratuitos para pets e tutores.

Em seu discurso, Fortes destacou que a defesa dos animais vai além da criação de leis. “É preciso agir constantemente, envolvendo autoridades e população na promoção do bem-estar animal”, afirmou. O parlamentar também anunciou um novo projeto de lei que autoriza a alimentação de pets em órgãos públicos e proíbe concursos públicos para quem maltrata animais.

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), presente no evento, ressaltou a nova política da gestão municipal em relação aos animais domésticos. “Palmas já tinha tradição no cuidado de espécies silvestres, como corujas e araras, mas agora estamos priorizando também os pets”, declarou.

A secretária de Proteção e Bem-Estar Animal de Palmas, Gabriela Siqueira, explicou que a adoção é a etapa final de um processo que inclui resgate e tratamento. “Antes de chegar a um novo lar, esses animais passam por cuidados essenciais”, disse.

Representando a primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, Eudila Martins anunciou o lançamento do projeto “TO Amigo do Pet”, que começará em Aliança do Tocantins no dia 1º de maio.

O deputado federal Felipe Becari (União Brasil-SP), reconhecido nacionalmente pela defesa dos animais, elogiou a iniciativa tocantinense. “O mandato político é passageiro, mas a luta pelos animais deve ser permanente”, destacou. Ele também enfatizou a importância da educação para evitar problemas futuros relacionados ao sofrimento animal.

Atrações e serviços

Durante o evento, cães farejadores do Batalhão de Choque da Polícia Militar realizaram uma simulação.

A feira disponibilizou inicialmente 60 animais para adoção (40 cães e 20 gatos), todos vacinados, vermifugados e microchipados.

Além da adoção, foram oferecidos atendimentos veterinário gratuitos, vacinação antirrábica, aplicação de coleiras contra calazar e orientações sobre saúde animal.

A iniciativa conta com o apoio de ONGs, instituições de ensino, clínicas veterinárias e empresas privadas, como Virbac e MSD Saúde Animal. Entre as autoridades presentes estavam o deputado federal Alexandre Guimarães (MDB) e as vereadoras Célia Lima (PSD), Luciely Oliveira (PT) e Mary Cats (Podemos), conhecida por sua atuação em defesa dos animais na capital.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile