Valorizando a cultura e resistência indígena, nesta terça-feira, 15 de abril, a Associação Amigos do Palacinho realizou uma homenagem ao Dia dos Povos Indígenas que é celebrado no dia 19 de abril. Na ocasião estiveram presentes membros das etnias Krahô, Xerente e Javaé, além de representantes de órgãos públicos, estudantes e visitantes.
A celebração contou com apresentações culturais dessas etnias, incluindo um cântico entoado por crianças Xerente, com idades entre 5 e 7 anos. Os indígenas Javaé, vindos da Ilha do Bananal para essa celebração, apresentaram a dança Hinahaje, cultura da aldeia Boto Velho. Por sua vez, o grupo Xerente, vindo de Tocantínia, apresentou a Dança da Sucuri e o Canto da Tora Grande. No evento, as etnias fizeram a apresentação com vendas do artesanato produzido nas suas aldeias.
Paulo Xerente, titular da Secretaria dos Povos Originários do Tocantins, prestigiou a celebração. “Ficamos muitos felizes em participar de um momento como esse aqui nesse espaço que tem grande destaque e foram tomadas diversas decisões. Hoje foi citado o povo Xerente e o nome de outros povos originários que residem aqui no Tocantins, somos mais de 13 etnias ricas em culturas e apresentações, temos diversos idiomas e culturas e que esse mês de abril possamos refletir a importância em celebrar essa homenagem aos povos indígenas”, frisou Paulo.
Para a presidente da Fundação Cultural de Palmas, Luara Aquino, é muito necessário comemorar essa data ainda mais em um evento que valoriza e enaltece os povos originários. “Agradecemos o convite e a Associação Amigos do Palacinho por valorizar de forma significativa essa data em homenagem aos povos originários do Tocantins que possuem valores, culturas e suas características próprias. Essas diferenças de cada um mostra o cuidado que temos com cada um, onde eles moram o cuidado com nossa terra, isso é importante para a preservação da memória e cultura”.
O idealizador da associação, José Wagner Praxedes, ressaltou a importância de valorizar essa data. “Parabéns aos povos indígenas do nosso estado, muito obrigado a vocês que apoiam essa causa e fizeram com esse momento fosse realizado, só temos a agradecer, estamos à disposição e de portas abertas de segunda a sábado, das 8h às 17h”.
A celebração também contou com a presença do conselheiro Manoel Pires dos Santos, do Tribunal de Contas do Tocantins; conselheiros substitutos Adauton e Leondiniz; Secretário da Cultura do Tocantins, José Sebastião Pinheiro; Secretário Executiva do Turismo do Tocantins, Jocélia Costa; Secretário da Comunicação do município de Palmas, Élcio Mendes; Secretário da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos de Palmas, Eduardo Azevedo; Professor e historiador, Júnio Batista; Alunos do 6º Ano do Colégio Militar de Palmas – Unidade I; Professores da Unitins, José Carlos, Arqueólogo, e Elierson; Prefeito de Tocantínia, João Alberto; Reginaldo Xerente, secretário de Desenvolvimento dos Povos Indígenas de Tocantínia; Cacique Wagner Javaé e Leandro Ikolari Javaé.