A capital Palmas será a sede do evento esportivo internacional Superliga das Américas, realizado de 9 a 13 julho, pela Confederação Brasileira de Vôlei Adaptado à Melhor Idade (CBVA), em conjunto com a Associação Palmas Convention & Visitors Bureau. O anúncio da cidade-sede foi divulgado nessa quinta-feira, 10. A escolha de Palmas é resultado direto dos esforços do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), no fomento e no incentivo à realização de grandes eventos esportivos no estado.
Palmas receberá cerca de 1,2 mil atletas de diversas categorias masculinas e femininas, com idades a partir dos 45 anos até os 78+, oriundos de vários estados brasileiros e de países como Argentina, Paraguai, Uruguai e Peru, que já confirmaram participação. A organização ainda aguarda a confirmação de delegações do México, Estados Unidos e Colômbia.
Para o secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, é estratégico atrair eventos internacionais que geram fluxo turístico, alinhando-se às metas do Plano Plurianual (PPA) do Governo do Tocantins. “Um evento dessa natureza internacional, além de incentivar as pessoas, nessa faixa etária, para a prática do esporte, favorece também o turismo do Tocantins, fomentando a economia local. O governador Wanderlei Barbosa se empenhou para que este evento fosse realizado aqui, entendendo que o retorno para o estado será positivo para divulgar nosso potencial turístico”, afirmou.
O presidente da Associação Palmas Convention & Visitors Bureau e do Conselho de Turismo da Fecomércio, Marcelo Perim, também destacou os atrativos da região. “Esses fatores tornam a nossa região extremamente atrativa para a realização de eventos nacionais e internacionais, o que contribui diretamente para o aumento do fluxo turístico e a geração de renda para a nossa população”, frisa.
O secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Atos Gomes, ressalta a importância do esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social. “Estamos muito felizes com a confirmação deste evento internacional em Palmas. O vôlei adaptado mostra que o esporte é para todas as idades e, ao mesmo tempo em que promove saúde e bem-estar, também impulsiona nossa economia e valoriza nossos espaços esportivos. É um exemplo do compromisso do Governo com políticas públicas que alcançam todas as gerações”, afirma.
Resultado Positivo
O Tocantins já havia sido palco da 5ª Final Nacional de Vôlei Adaptado à Melhor Idade, realizada entre os dias 22 e 26 de janeiro, que também reuniu cerca de 1,2 mil atletas com mais de 45 anos, vindos de diversos estados brasileiros. As partidas ocorreram na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso e no Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, promovendo integração, bem-estar e valorização da longevidade ativa.
A parceria entre o poder público e as instituições organizadoras para a atração de eventos esportivos que movimentam o turismo e o comércio reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a promoção da qualidade de vida e a consolidação do Estado como referência nacional em eventos esportivos de grande porte.