Nessa quinta-feira, 10, os deputados federais pelo estado do Tocantins, Alexandre Guimarães e Enfermeira Sol (suplente), fizeram uma visita ao Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO). Na ocasião, os parlamentares reiteraram apoio à luta pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 19), que tramita no Senado Federal.
No dia 18 de março, na Câmara dos Deputados (em Brasília-DF), foi lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem, a qual já ultrapassou a marca de 200 deputados subscritos. O grupo soma forças ao sistema Cofen/Conselhos de Enfermagem, entidades classistas e a todos os profissionais da categoria que batalham pela efetivação do piso salarial associado à carga horária de 30 horas semanais.
O presidente do Coren-TO, Adeilson Reis, lembrou que a aprovação da PEC 19 representa a realização de um grande sonho para toda a Enfermagem, uma vez que garantirá remuneração mais justa e uma carga horária de trabalho menos desgastante. “Este é um movimento que perdura por décadas”, disse o presidente, conclamando os parlamentares para que fortaleçam a campanha pelo avanço da PEC 19.
O deputado Alexandre Guimarães destacou a necessidade de maior representatividade política da categoria, que embora seja a maior força de trabalho do país no campo da saúde, ainda carece de voz ativa nas decisões que impactam a profissão. “Não dá mais pra tratar os profissionais com poesia e dizer que são heróis de jaleco branco. É preciso valorizar de fato e de direito. Eu sou sensível a esta causa e estou junto com vocês nesta luta”, afirmou.
A deputada suplente Enfermeira Sol avaliou que a Enfermagem se fortaleceu ao longo do tempo com os conselhos, sindicatos, associações e com todas as outras entidades representativas. “Falta para a categoria ocupar os espaços de poder para que nossa voz seja ouvida e tenhamos mais peso nas negociações e na conquista pelos nossos direitos”, finalizou. (Fonte: Ascom/Coren-TO)