Início Geral Realizador do projeto de criação do roteiro ‘O menino Jalapoeiro que conheceu...

Realizador do projeto de criação do roteiro ‘O menino Jalapoeiro que conheceu o Papa’ visita Fazenda Taquari, onde nasceu o personagem do roteiro

O jornalista Luiz Pires esteve acompanhado do bispo de Porto Nacional, Dom José Moreira, personagem do roteiro

0
Viagem de pesquisa aconteceu no último dia 11 de março. Foto: Sidinei Madalena

O jornalista Luiz Pires, realizador do projeto de criação de roteiro ‘O menino jalapoeiro que conheceu o Papa’ esteve neste mês de março na Fazenda Taquari, em Ponte Alta do Tocantins, onde nasceu o bispo de Porto Nacional Dom José Moreira, personagem do roteiro, que nasceu lá. O próprio bispo acompanhou o jornalista e produtor cultural na visita, que contou com as presenças de dois irmãos do personagem.

Projeto aprovado no edital Nº 22/2024 – Projetos Culturais – Palmas, na categoria A, Área 2 – Audiovisual, Módulo II (R$ 25.000,00), com aporte de recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, da Secretaria de Estado da Cultura do Tocantins e Ministério da Cultura, resultará num roteiro que será disponibilizado numa plataforma na internet e sua leitura em um bate papo em uma escola pública da Capital. Mais informações podem ser obtidas via e-mail pretextooficina@gmail.com ou pelo WhatsApp (63) 9 9230-3182.

Em Ponte Alta do Tocantins, o jornalista colheu depoimentos de colegas de aula de Dom José Moreira no início de seus estudos. “Em meados dos anos 1970/1980 a família de Dom José Moreira montou uma indústria impressionante para a época, de produção de derivados da cana-de-açúcar, que abastecia um grande mercado regional, tendo a cachaça de alambique de excelente qualidade como carro-chefe. Nada mais, nada menos do que 150 garrafas de cachaça eram produzidas diariamente, com três turnos de trabalho, segundo me revelou um dos irmãos de Dom Moreira”, disse Luiz Pires.

Os contemporâneos dos primeiros estudos do bispo afirmaram que ele sempre se destacou na escola, sendo muito ativo e demonstrando uma inteligência diferenciada. “Dessa forma, não foi nenhuma surpresa para nós, seus colegas de infância, ver Dom José Moreira evoluir tanto dentro da vocação religiosa que escolheu como sistema de vida”, afirmou Florisval Marques Pimenta, 75, colega das séries iniciais de Dom José Moreira, em Ponte Alta do Tocantins.

“Criação de roteiro O menino jalapoeiro que conheceu o Papa”

O projeto “Criação de roteiro O menino jalapoeiro que conheceu o Papa” visa realizar a criação de um roteiro de média metragem para documentar a história de vida do Bispo de Porto Nacional, Dom José Moreira da Silva, com foco na importância do trabalho desenvolvido pela Igreja Católica e Apostólica Romana no então Norte de Goiás, inclusive para estruturar a criação do hoje Estado do Tocantins. Com tempo de execução de cinco meses e apresentação do mesmo com bate papo em uma escola pública de Palmas, Tocantins.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile