Início Cidades Coleta Seletiva Solidária é implantada em Dianópolis e fortalece o engajamento em...

Coleta Seletiva Solidária é implantada em Dianópolis e fortalece o engajamento em prol da sustentabilidade na Comarca

Ao lançar o projeto, a presidente da Comissão Gestora do PLS, desembargadora Ângela Prudente, destacou o significado do projeto para a sustentabilidade

0
Foto: Lucas Nascimento

Separar os resíduos sólidos para destiná-los à reciclagem agora faz parte da rotina de magistrados, servidores(as) e estagiários(as) da Comarca de Dianópolis, no Sudeste do Tocantins. O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS), em parceria com a Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa) e a Diretoria do Fórum da cidade, lançou na segunda-feira, 24, o Projeto Coleta Seletiva Solidária no município.

Ao lançar o projeto, a presidente da Comissão Gestora do PLS, desembargadora Ângela Prudente, destacou o significado do projeto para a sustentabilidade. “Simboliza o nosso compromisso, não só com a preservação ambiental, mas também com o desenvolvimento econômico sustentável e com a promoção de uma cultura organizacional baseada na responsabilidade”.

Segundo a desembargadora, esse trabalho também representa um instrumento de inclusão social, por meio das parcerias com as associações e cooperativas de catadores. “Não é apenas um compromisso ecológico, mas também um ato de justiça social”, ressaltou a presidente da Comissão Gestora do PLS, lembrando que, ao implantar o projeto em Dianópolis, o TJTO está plantando mais uma semente.

“Que esse ato de coleta e destinação de resíduos seja compreendido muito mais do que a promoção da cadeia de reciclagem, uma poluição que nós vamos conseguir controlar, mas que seja também um ato de amor fraternal”, disse o diretor do Fórum da Comarca, juiz Rodrigo da Silva Perez Araújo.

Ao falar sobre sustentabilidade no contexto de cuidar, o magistrado pediu para todos cuidarem uns dos outros. “Para que juntos possamos cuidar das pessoas pelas quais nós estamos aqui”, completou. 

Separar para transformar

Contribuição, inovação, transformação e cuidado são alguns dos sentimentos que movem os mais de 50 servidores(as) da Comarca, como é o caso de Clarice Tolintino Aguiar, que trabalha na Vara Criminal. Ela acredita que o projeto veio para inovar e mudar práticas cotidianas. 

“Nós precisamos dessa mudança. O projeto veio no momento em que nós estamos, realmente, querendo abraçar a causa”, disse Clarice, lembrando as iniciativas sustentáveis que já vêm sendo realizadas no local. “Agora estamos engajados para poder mudar as práticas”, reforçou.

Conhecer para contribuir

Para contribuir com o projeto, é preciso saber por que e como separar adequadamente. Nesse sentido, magistrados e servidores(as) da comarca receberam orientações sobre a destinação adequada dos resíduos, classificação e tipos de tratamento, coleta seletiva, dentre outros temas referentes ao projeto.

Durante o Workshop Coleta Seletiva Solidária, a coordenadora da Cogersa, Luciene Dantas, apresentou o mapa estratégico do judiciário tocantinense. 

As engenheiras ambientais Cinthia Azevedo e Welica Rodrigues abordaram a importância da separação correta de resíduos recicláveis e não recicláveis, como a coleta seletiva solidária pode contribuir para a preservação ambiental, diminuição da quantidade de lixo destinado a aterros sanitários, fortalecimento das cooperativas de catadores, e destinação de bens apreendidos.

O objetivo do projeto é promover o descarte correto de resíduos recicláveis e a destinação adequada de bens apreendidos, contribuindo para a preservação ambiental e o fortalecimento da sustentabilidade.

Além de Dianópolis, o projeto já foi implantado nas comarcas de Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Alvorada, Araguatins, Colinas do Tocantins e Natividade.

Programação

O evento de lançamento do projeto em Dianópolis foi bastante concorrido, reunindo servidores da comarca e autoridades locais. Também prestigiaram a programação o juiz da comarca João Alberto Mendes Bezerra Júnior; o prefeito de Almas, Rainerival Ribeiro; os secretários de Meio Ambiente de Dianópolis e de Almas, respectivamente Bilsan Rodrigues e Rael Domingos; o promotor de Justiça Eduardo Ferro; a presidente da subseção da OAB, Subseção de Dianópolis, Renata Salomão; o diretor do Câmpus do Instituto Federal do Tocantins de Dianópolis, Pietro Lopes, entre outros.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile