- Publicidade -
InícioCidadesColeta Seletiva Solidária é implantada em Dianópolis e fortalece o engajamento em...

Coleta Seletiva Solidária é implantada em Dianópolis e fortalece o engajamento em prol da sustentabilidade na Comarca

Ao lançar o projeto, a presidente da Comissão Gestora do PLS, desembargadora Ângela Prudente, destacou o significado do projeto para a sustentabilidade

Separar os resíduos sólidos para destiná-los à reciclagem agora faz parte da rotina de magistrados, servidores(as) e estagiários(as) da Comarca de Dianópolis, no Sudeste do Tocantins. O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS), em parceria com a Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa) e a Diretoria do Fórum da cidade, lançou na segunda-feira, 24, o Projeto Coleta Seletiva Solidária no município.

Ao lançar o projeto, a presidente da Comissão Gestora do PLS, desembargadora Ângela Prudente, destacou o significado do projeto para a sustentabilidade. “Simboliza o nosso compromisso, não só com a preservação ambiental, mas também com o desenvolvimento econômico sustentável e com a promoção de uma cultura organizacional baseada na responsabilidade”.

Segundo a desembargadora, esse trabalho também representa um instrumento de inclusão social, por meio das parcerias com as associações e cooperativas de catadores. “Não é apenas um compromisso ecológico, mas também um ato de justiça social”, ressaltou a presidente da Comissão Gestora do PLS, lembrando que, ao implantar o projeto em Dianópolis, o TJTO está plantando mais uma semente.

“Que esse ato de coleta e destinação de resíduos seja compreendido muito mais do que a promoção da cadeia de reciclagem, uma poluição que nós vamos conseguir controlar, mas que seja também um ato de amor fraternal”, disse o diretor do Fórum da Comarca, juiz Rodrigo da Silva Perez Araújo.

Ao falar sobre sustentabilidade no contexto de cuidar, o magistrado pediu para todos cuidarem uns dos outros. “Para que juntos possamos cuidar das pessoas pelas quais nós estamos aqui”, completou. 

Separar para transformar

Contribuição, inovação, transformação e cuidado são alguns dos sentimentos que movem os mais de 50 servidores(as) da Comarca, como é o caso de Clarice Tolintino Aguiar, que trabalha na Vara Criminal. Ela acredita que o projeto veio para inovar e mudar práticas cotidianas. 

“Nós precisamos dessa mudança. O projeto veio no momento em que nós estamos, realmente, querendo abraçar a causa”, disse Clarice, lembrando as iniciativas sustentáveis que já vêm sendo realizadas no local. “Agora estamos engajados para poder mudar as práticas”, reforçou.

Conhecer para contribuir

Para contribuir com o projeto, é preciso saber por que e como separar adequadamente. Nesse sentido, magistrados e servidores(as) da comarca receberam orientações sobre a destinação adequada dos resíduos, classificação e tipos de tratamento, coleta seletiva, dentre outros temas referentes ao projeto.

Durante o Workshop Coleta Seletiva Solidária, a coordenadora da Cogersa, Luciene Dantas, apresentou o mapa estratégico do judiciário tocantinense. 

As engenheiras ambientais Cinthia Azevedo e Welica Rodrigues abordaram a importância da separação correta de resíduos recicláveis e não recicláveis, como a coleta seletiva solidária pode contribuir para a preservação ambiental, diminuição da quantidade de lixo destinado a aterros sanitários, fortalecimento das cooperativas de catadores, e destinação de bens apreendidos.

O objetivo do projeto é promover o descarte correto de resíduos recicláveis e a destinação adequada de bens apreendidos, contribuindo para a preservação ambiental e o fortalecimento da sustentabilidade.

Além de Dianópolis, o projeto já foi implantado nas comarcas de Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Alvorada, Araguatins, Colinas do Tocantins e Natividade.

Programação

O evento de lançamento do projeto em Dianópolis foi bastante concorrido, reunindo servidores da comarca e autoridades locais. Também prestigiaram a programação o juiz da comarca João Alberto Mendes Bezerra Júnior; o prefeito de Almas, Rainerival Ribeiro; os secretários de Meio Ambiente de Dianópolis e de Almas, respectivamente Bilsan Rodrigues e Rael Domingos; o promotor de Justiça Eduardo Ferro; a presidente da subseção da OAB, Subseção de Dianópolis, Renata Salomão; o diretor do Câmpus do Instituto Federal do Tocantins de Dianópolis, Pietro Lopes, entre outros.

- Publicidade -spot_img
Não perca
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui