
A Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), realizou no sábado, 22, o reconhecimento oficial da comunidade quilombola Burangaba – Jacuba, localizada no município de Natividade.
A ação é resultado de um estudo histórico etnográfico, realizado pela equipe técnica da Diretoria de Proteção Quilombola (DPQ) da Sepot. O estudo é o ponto de partida para a legitimação da comunidade como remanescente de quilombo, garantindo o acesso a políticas públicas e direitos específicos.
Presente na cerimônia, que ocorreu na sede da comunidade, o titular da Sepot, Paulo Xerente, enfatizou a importância da criação da secretaria pelo governador Wanderlei Barbosa e destacou que o reconhecimento da comunidade é fundamental para a preservação das tradições quilombolas. “Ao garantir o reconhecimento desse povo, estamos reforçando a identidade e os direitos das comunidades quilombolas, que devem ser respeitadas, protegidas e valorizadas. Este é mais um momento histórico, que reconhece a importância dessa comunidade tocantinense”, salientou.
O encontro também contou com a participação da equipe da Sepot, coordenada pela diretora de Proteção ao Quilombola, Ana Cláudia, que respondeu às dúvidas dos moradores sobre o processo de reconhecimento, seus resultados e impactos. Entre as principais preocupações da comunidade, destacam-se as questões como desapropriação, conceito de reconhecimento e os benefícios e desafios da autodefinição.
Uma das líderes da comunidade, Érica Brito, relembrou os desafios enfrentados até o momento da autoidentificação. “O mais difícil é explicar a importância do processo para alguns moradores, mas conseguimos”, pontuou.
A secretária de Cultura de Natividade, Bruna Menezes, apresentou políticas públicas municipais voltadas à comunidade quilombola, demonstrando o compromisso do município com a valorização e o apoio aos povos tradicionais.
O reconhecimento da comunidade representa um passo importante na luta pelos direitos e pela valorização da cultura quilombola no Tocantins. A ação do Governo do Estado, em parceria com a comunidade, reforça o compromisso com a preservação da história e da identidade dos povos tradicionais.