Início Tocantins Governador Wanderlei Barbosa inaugura escola estadual em Buritirana com curso técnico para...

Governador Wanderlei Barbosa inaugura escola estadual em Buritirana com curso técnico para o agronegócio

Escola Estadual Maria Ribeiro de Oliveira ofertará ensino fundamental, ensino médio e curso técnico em Agronegócio integrado ao ensino médio

0
Governador Wanderlei Barbosa inaugurou nesta segunda-feira, 17, a Escola Estadual Maria Ribeiro de Oliveira, localizada no distrito de Buritirana, em Palmas - Foto: Esequias Araujo/Governo do Tocantins

O governador Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária Extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, e do secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, inaugurou nessa segunda-feira, 17, a Escola Estadual Maria Ribeiro de Oliveira, localizada no distrito de Buritirana, em Palmas. A obra, que integra o Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), foi autorizada pelo governador em novembro de 2022 e contou com investimento de R$ 7.234.842,20. Na ocasião, o governador prestigiou a inauguração das obras de revitalização da Praça Natal Camilo da Silva, também em Buritirana. 

O governador enfatizou que a nova escola irá potencializar o agronegócio na região e proporcionar qualificação profissional aos estudantes. “Agora, os alunos têm a oportunidade de estudar aqui, com professores qualificados e voltados para a realidade local. O agronegócio é muito forte nessa região, e essa escola vai formar profissionais capacitados para atuarem no campo e contribuírem para o crescimento da produção”, destacou o governador.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, ressaltou a importância da nova escola para o ensino na região, já que o distrito de Buritirana não tinha uma escola estadual. “É o primeiro ensino médio integrado em agronegócio aqui nessa região e é muito importante porque vai atender um público específico de uma região dominada pelo agronegócio. Vamos formar profissionais para o mercado de trabalho, oportunizando aos moradores daqui uma escola dentro do seu distrito, no seu local de moradia. Uma escola com todos os equipamentos, uma escola do futuro”, frisou Fábio Vaz.

Estrutura

A estrutura da unidade é moderna, contando com seis salas de aula, bloco de refeição padrão, quadra poliesportiva coberta, sistema de combate a incêndios, urbanização completa e dormitórios. A escola ofertará ensino fundamental (8º e 9º anos), ensino médio (1ª e 2ª séries) e o curso técnico em Agronegócio integrado ao ensino médio, adotando a Pedagogia da Alternância, que combina aprendizado teórico e prático, promovendo autonomia e protagonismo estudantil. A unidade vai atender toda a comunidade de Buritirana e região. 

A diretora da unidade, Andréa Pereira Silva, destacou a relevância dessa modalidade de ensino para a comunidade. “A escola atende a uma expectativa antiga da população e representa um desafio, pois tem um perfil de escola do campo, voltada para uma região essencialmente agrícola. Os estudantes ansiavam por esse curso técnico, pois querem aprimorar os conhecimentos que já possuem. O ensino funcionará em regime de alternância: os alunos do 8º e 9º anos e da 1ª e 2ª séries do ensino médio terão semanas intercaladas entre aulas na escola e atividades desenvolvidas em casa”, explicou.

A escola recebeu o nome de Maria Ribeiro de Oliveira em homenagem à servidora que atuou como merendeira e dedicou sua vida à comunidade escolar, sempre zelando pelo bem-estar dos alunos.

Após a cerimônia de inauguração, o público prestigiou o show do cantor tocantinense Wglemerson Lima, promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile