- Publicidade -
InícioCidadesJosi Nunes inova e lança programa para combater o assédio moral e...

Josi Nunes inova e lança programa para combater o assédio moral e sexual no serviço público

Gestão de Josi Nunes promove iniciativas que têm gerado resultados positivos e servido de exemplo para outras prefeituras

Líder da terceira maior cidade do Tocantins, Josi Nunes, prefeita de Gurupi, assume mais uma vez o protagonismo de iniciativas que marcam a história da cidade. Desta vez, por meio do Programa Assédio Zero, volta seu olhar zeloso às servidoras públicas municipais para conscientizar e combater o assédio moral e sexual contra as mulheres.

Desde o início de sua trajetória profissional e política, Josi Nunes ocupou espaços predominantemente masculinos e, com essa experiência, conhece a importância de criar ambientes profissionais seguros e respeitosos para as mulheres. “Garantir um ambiente de trabalho seguro e respeitoso é mais do que uma obrigação, é um compromisso com a dignidade de nossas servidoras. Queremos um ambiente de acolhimento e justiça. O Programa Assédio Zero é uma resposta firme contra qualquer forma de violência”, afirmou Josi Nunes.

A gestão de Josi Nunes mantém um compromisso constante com as mulheres, promovendo iniciativas que têm gerado resultados positivos e servido de exemplo para outras prefeituras. Entre essas ações, destacam-se: 

Cartão Acolhe: auxílio financeiro para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Programa Escritura Gurupi: entrega de escrituras de imóveis, com prioridade para mulheres, garantindo segurança patrimonial e autonomia.

Entrega de Kits Natalidade: apoio às mães com itens essenciais, como banheira, roupas, mamadeira, chupeta, lenços umedecidos, cueiro, fraldas, sabonete, óleo suave e loção.

Sala Lilás: espaço de acolhimento e apoio para mulheres vítimas de violência, oferecendo suporte humanizado para superar momentos traumáticos.

Centro de Integração e Promoção Humana: cursos gratuitos de qualificação profissional, com foco em áreas como o mercado da beleza, ampliando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Clínica da Mulher: uma clínica voltada para atendimento médico e exames exclusivos a mulheres e que agora está sendo ampliada para maior conforto e mais serviços.

Também está em andamento a implantação da Casa da Mulher Tocantinense no município. Este espaço oferecerá suporte às mulheres vítimas de violência, incluindo acolhimento, esclarecimentos e capacitações.

Canais de denúncia

O Programa Assédio Zero é um marco para a proteção e valorização das mulheres no serviço público de Gurupi. A iniciativa inclui uma série de ações para promover um ambiente profissional mais seguro e digno.

Além do Disque 180, serviço nacional da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, a Prefeitura de Gurupi disponibilizou canais próprios para o recebimento de denúncias:

 Ouvidoria Municipal: (63) 3301-4380

 Plataforma Fala.BR: falabr.cgu.gov.br/web/TO/Gurupi

“Também determinei a realização de palestras educativas, campanhas informativas e treinamentos para identificar e prevenir condutas abusivas. O conhecimento é a principal ferramenta para combater o assédio e garantir que nossas servidoras estejam preparadas para reconhecer e denunciar qualquer violação”, acrescentou a prefeita.

Acolhimento

Além de acolher e investigar individualmente cada denúncia, a Prefeitura garantirá atendimento especializado e suporte psicológico às vítimas. “Nossa prioridade é cuidar das mulheres que dedicam seu trabalho à cidade. Por isso, além de ouvir, vamos oferecer suporte humanizado, com acompanhamento psicológico e orientação jurídica, sempre com respeito e sigilo”, reforçou Josi Nunes.

Assédio moral e sexual

O assédio moral é caracterizado por condutas abusivas, humilhações, ameaças e constrangimentos que afetam a dignidade e a saúde mental da vítima. Já o assédio sexual, é caracterizado por investidas indesejadas de cunho sexual, insinuações, comentários impróprios ou qualquer comportamento que cause desconforto ou intimidação.

- Publicidade -spot_img
Não perca
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui