Início Geral Tradição e contemporaneidade para valorização do patrimônio cultural tocantinense

Tradição e contemporaneidade para valorização do patrimônio cultural tocantinense

A iniciativa foi aprovada por edital da Lei Rouanet Norte, via Banco da Amazônia, com a parceria do Banco do Brasil, Caixa e Correios

0
Projeto iniciou suas atividades no dia 30 de Janeiro, com oficina no CRAS de Taquaruçu. foto: Divulgação

O projeto “Cerâmica do Tocantins: Tradição e Contemporaneidade”, realizado pelo Pote de Ouro Arts, iniciou suas atividades no dia 30 de Janeiro, com oficina no CRAS de Taquaruçu. As próximas oficinas acontecem em Lajeado, Miracema, Santa Tereza do Tocantins, Porto Nacional, Gurupi e Pindorama.

Além das oficinas, o Projeto contará com uma exposição de obras de 10 artistas e artesãos de diferentes regiões do estado, destacando a diversidade de técnicas e expressões que uniram saberes ancestrais às inovações contemporâneas.

Durante a palestra, o artista e palestrante Wanderley Batista enfatizou o papel da cerâmica como um elo entre o passado e o futuro. “Este projeto criou um elo essencial entre a história e a contemporaneidade, mostrando que o patrimônio cultural pode e deve ser dinâmico”, destacou. 

Projeto

A iniciativa foi aprovada por edital da Lei Rouanet Norte, via Banco da Amazônia, com a parceria do Banco do Brasil, Caixa e Correios, além da realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Para a produtora executiva do projeto, Daniella Aires, a cerâmica é mais do que arte; é uma manifestação viva da nossa identidade cultural. “Este projeto nos permitiu preservar e valorizar as técnicas herdadas dos povos indígenas, enquanto celebramos o potencial de inovação dos nossos artistas atuais”.

Sobre o Pote de Ouro Arts

Com sede no distrito de Taquaruçu, em Palmas (TO), o Pote de Ouro Arts reafirmou sua missão de valorizar e promover a cultura tocantinense. Focado na arte da cerâmica, o empreendimento resgatou técnicas ancestrais enquanto explorou novas formas de expressão artística. As experiências turísticas imersivas oferecidas conectaram visitantes às tradições e histórias locais, enriquecendo ainda mais o projeto. 

Agenda:

Lajeado – Dia 14/02/2025

Oficina de modelagem em gesso

Instrutor: Kleber Almeida

Local:   Associação das Mulheres Artesãs e Empreendedoras de Lajeado – AMAE

Miracema – 21/02/2025

Oficina de modelagem em gesso

Instrutora: Renato Moura

Local:  APAE 

Santa Tereza – Dia 28/02/2025

Oficina de cerâmica utilitária

Instrutora: Maria Elza

Local: Comunidade Quilombola Barra de Aroeira 

Porto Nacional – dia 12/03/2025

Oficina de modelagem manual bichos do cerrado.

Instrutora: Antonio das Neves – Tauru 

Local:  Associação artesãos Porto Nacional. 

Gurupi – Dia 18/03/2025

Oficina de escultura.

Instrutor:   Emerson Leitão:

Local: Centro Cultural Mauro Cunha

Pindorama – Dia 22/03/2025

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile