O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicaram, nesta segunda-feira, 13 de janeiro, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os dados foram divulgados em coletiva de imprensa realizada na sede do ministério. Mais de 3 milhões de pessoas fizeram as provas da última edição. As notas individuais estão disponíveis na Página do Participante. .
“O Enem tem uma importância muito grande na trajetória de vida dos estudantes brasileiros por ele ser a principal porta de entrada para o ensino superior”, apontou o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana. “Queremos ampliar cada vez mais o acesso ao exame e incentivar que mais estudantes participem da prova. Em comparação com o Enem de 2023, podemos perceber um aumento no número de presentes na prova, redução no número de ausentes e aumento de 400 mil inscrições no Enem 2024”.
Com os resultados do exame, os participantes podem pleitear uma vaga gratuita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abre a consulta às vagas na terça-feira, 14, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e início das inscrições dia 17 deste mês; tentar uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni); ou acessar o ensino superior com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes de escola pública têm direito a concorrer às vagas ofertadas pela Lei de Cotas: pelo menos metade (50%) das vagas de cada curso das instituições públicas deve ser destinada a candidatos que estudaram na rede pública todo o ensino médio.
Os dados da edição de 2024 revelaram que mais de 33% dos participantes (1.080.096) do Enem estariam acima do ponto de corte de 20% dos cursos do Sisu em 2023. Isso significa que, com 569,62 pontos (nota de corte), o estudante teria acesso a 842 cursos.
Com base nesses dados, Santana ressaltou a importância de fazer o Enem. “Digo isso porque, às vezes, o jovem desiste de fazer a prova achando que vai tirar uma nota baixa ou que não vai ter acesso ao curso superior. Com o Enem 2024, nós também podemos chegar aos mais de 1 milhão de alunos a terem acesso a 842 cursos oferecidos no Sisu”, disse.
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.