- Publicidade -
spot_img
InícioGeralTocantins lidera execução de recursos da PNAB entre os estados brasileiros

Tocantins lidera execução de recursos da PNAB entre os estados brasileiros

Com oito editais pagos em dezembro de 2024, Governo do Estado começa 2025 com 71,12% dos recursos federais executados

O Tocantins alcançou o primeiro lugar entre os estados brasileiros na execução dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), de acordo com o Painel de Dados da PNAB atualizado dia 1º de janeiro. Isso significa que dos R$ 19 milhões repassados pelo Ministério da Cultura ao Governo do Tocantins em dezembro de 2023, somados a cerca de R$ 1 milhão em rendimentos bancários, 71,12% já estão nas contas dos fazedores de cultura contemplados em oito, dos 13 editais lançados em 2024.

“O Governo do Tocantins, através da Secult, segue em sua missão de fomentar e fortalecer o setor e, a exemplo do que aconteceu com a Lei Paulo Gustavo (LPG), fizemos um esforço enorme e saímos na frente nos pagamentos dos editais da PNAB”, comemora o secretário da Cultura Tião Pinheiro, fazendo referência ao 1º lugar ocupado pelo Tocantins também na execução da LPG, com 99,3% dos recursos pagos. “Isso faz parte da missão que nos confiou o governador Wanderlei Barbosa ao recriar a pasta em março de 2023”, completa Pinheiro.

Entre os oito editais pagos em dezembro estão os de projetos culturais voltados para todas as linguagens artísticas, sendo um exclusivo para Palmas e três regionais – Centro, Norte e Sul do estado. Também foram pagos os contemplados em editais de infraestrutura e de subsídios a espaços de cultura, bolsas culturais e culturas tradicional e popular. Outros cinco editais estão em andamento e devem começar a ser pagos em fevereiro. São os certames voltados às culturas indígenas e culturas quilombolas e os três editais da Política Nacional de Cultura Viva (Pontos e Pontões de Cultura).

LPG

Desde novembro de 2024, o Tocantins lidera o ranking de execução dos recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), cujo prazo para pagamento de editais terminou em 31 de dezembro. A boa performance do Governo do Estado foi exaltada pela ministra Margareth Menezes e seu secretariado durante encontro do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura realizado em Salvador (BA), dias 7 e 8 de novembro de 2024.

Conforme o Painel de Dados da LPG, atualizado dia 1º de janeiro, o Tocantins permanece com 99,3% dos recursos executados, à frente dos demais estados e do Distrito Federal. Embora a Secretaria da Cultura tenha efetuado pagamentos a suplentes em chamadas complementares até o último dia útil de 2024, a execução não chegou a 100% em razão de reversões de municípios que não executaram a LPG e transferiram os recursos no final de dezembro, sem tempo hábil para a Secult realizar novas chamadas.

- Publicidade -spot_img
Não perca
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui