Início Meio ambiente Semarh divulga informações sobre monitoramento da água no Rio Tocantins entre Aguiarnópolis...

Semarh divulga informações sobre monitoramento da água no Rio Tocantins entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA)

Monitoramento está sendo conduzido pela Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA)

0
Os dados completos das análises realizadas pela ANA podem ser acessados diretamente no site do órgão federal- Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh) informa que, em virtude do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) – estrutura de responsabilidade federal –, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) está conduzindo avaliações técnicas e promovendo as análises necessárias, com foco especial no abastecimento de água a jusante do ponto do acidente.

 Com base nas informações disponíveis:

 • Defensivos agrícolas: Simulações indicam que, mesmo no cenário mais pessimista de vazamento total dos agrotóxicos, não há risco de contaminação que venha comprometer os parâmetros de potabilidade da água determinados pelo Ministério da Saúde. Destaca-se que não há, até o momento, informações que confirmem o rompimento das embalagens dos defensivos agrícolas. Como estavam acondicionadas em pallets envolvidos por microfilme, é possível que parte das cargas tenha permanecido intacta. 

 • Ácido sulfúrico: Análises preliminares confirmam que não houve alterações no pH ou na condutividade elétrica da água, indicando ausência de impacto imediato na qualidade da água relacionado à carga potencialmente envolvida.

Os dados completos das análises realizadas pela ANA podem ser acessados diretamente no site do órgão federal. 

 A Semarh-TO reforça que análises laboratoriais mais detalhadas estão em andamento para avaliar possíveis impactos e garantir a segurança e a qualidade da água utilizada no abastecimento público. A Semarh informa ainda que seguirá acompanhando o caso em colaboração com os órgãos responsáveis e manteremos a população devidamente informada. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile