Início Saúde Governo do Tocantins institui Semana Estadual de Incentivo ao Cuidado da Saúde...

Governo do Tocantins institui Semana Estadual de Incentivo ao Cuidado da Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio

Ação será realizada no período que compreende a campanha Setembro Amarelo com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares

0
Lei busca conscientizar a população sobre o impacto do bullying nas pessoas com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares - Foto: Dayana Nascimento/Governo do Tocantins

Como forma de conscientizar a população sobre o impacto do bullying nas pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, o governador Wanderlei Barbosa sancionou a Lei nº 4.617, que institui a Semana Estadual de Incentivo ao Cuidado da Saúde Mental e Prevenção do Suicídio da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e Familiares. A ação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE-TO), nº 6.708 dessa segunda-feira, 2.

No período, deverão ser promovidos encontros com especialistas que atuam com práticas baseadas em evidências, sendo importante incentivar práticas clínicas e educacionais baseadas em evidências e apoiar as famílias das pessoas com TEA e realizar palestras, debates, seminários, audiências públicas, propagandas publicitárias, distribuição de folhetos e cartilhas informativos, além da capacitação de servidores públicos para atendimento de pessoas com TEA.

Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, a lei reforça as atividades já realizadas pela Pasta na conscientização e valorização da pessoa com TEA e seus familiares. “A Secretaria tem realizado nos últimos anos ações relevantes para o cuidado com a pessoa com TEA. Entre elas, podemos citar a criação da Superintendência da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, que atua de forma mais efetiva na atenção a esses usuários no Sistema Único de Saúde”.

Outros avanços

O Governo do Tocantins também instituiu a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e a utilização do Cordão de Girassol como forma de disseminar acolhimento e respeito aos familiares e pessoas com deficiências ocultas; realizou o 1° Encontro de Pais de Autistas do Tocantins; e segue com mutirões para atendimento dos pacientes que aguardam por consulta de reabilitação intelectual.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile