Início sem categoria Tribunal de Contas suspende programa de parcelamento de dívidas da Prefeitura de...

Tribunal de Contas suspende programa de parcelamento de dívidas da Prefeitura de Palmas

0

A negociação estava prevista para começar nesta segunda-feira, 2. A Gestão disse que solicitou esclarecimentos e informações a respeito da adesão ao programa

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu na última sexta-feira, 29, o Programa de parcelamento de dívidas de Recuperação de Créditos Fiscais (Refis) 2024 da Prefeitura de Palmas. A decisão atendeu um pedido do Ministério Público de Contas.

Na primeira medida cautelar, o conselheiro Severiano Costandrade apontou que o decreto que institui o REFIS 2024, vinculado ao Programa Nacional de Governança das Execuções Fiscais, apresentou uma série de irregularidades legais e administrativas. Entre os principais problemas estão à ausência de um mutirão de negociações fiscais, requisito obrigatório para a adesão ao programa; a falta de estimativa do impacto financeiro-orçamentário; e o descumprimento de normas da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e da legislação eleitoral, uma vez que o programa foi lançado em ano de eleições municipais, ferindo proibições expressas.

A relatoria destacou ainda a ausência de planejamento adequado e a violação de dispositivos do Código Tributário Nacional e da Constituição Federal, reforçando que os benefícios fiscais não poderiam ser concedidos sem a edição de uma lei específica e medidas compensatórias que garantissem o equilíbrio fiscal.

Refis 2024

O Refis 2024 foi publicado no Diário Oficial do Município do dia 26 de novembro. O programa estava previsto para começar nesta segunda-feira, 2, e seguiria até o dia 13 de dezembro.

O objetivo do Mutirão de Negociação, segundo a prefeitura, era que os contribuintes regularizassem as pendências fiscais com condições facilitadas, seja com pagamento à vista ou parcelado.

Nota da Prefeitura de Palmas

A Prefeitura de Palmas informa que na última sexta-feira, 29, foi notificada pela 4ª relatória do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre Medida Cautelar promovida pelo Ministério Público e Contas determinando a suspensão do programa de renegociação de dívidas, Refis 2024. Houve pedido de esclarecimentos e informações a respeito da adesão ao Programa.

Nacional de Governança das Execuções Fiscais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre outras questões de ordem técnica.

A gestão informa que enviou ao Tribunal de Contas, dentro do prazo estabelecido, todas as informações solicitadas. Informa ainda que irá atender à medida cautelar e suspender o início do Refis 2024 até que haja nova apreciação pelo relator da manifestação já apresentada, acreditando no seu acatamento, atendendo ao anseio da população palmense.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile