A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou nessa terça-feira, 26, o 1º Seminário de Boas Práticas Alfabetiza Mais Tocantins: Construindo caminhos para a alfabetização. O seminário, que segue até esta quarta-feira, 27, ocorre no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas.
O evento tem como principais objetivos o fortalecimento da alfabetização e a promoção da troca de experiências e práticas pedagógicas, entre os formadores estaduais e municipais de alfabetização, gestores, professores e coordenadores pedagógicos do 1º e 2º ano do ensino fundamental.
Essa é mais uma ação do programa Alfabetiza Mais Tocantins, que busca melhorar os índices de alfabetização no estado e apoiar os professores no desenvolvimento de metodologias mais eficientes e inovadoras em sala de aula no estado.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou a importância do seminário. “Este é um momento que nos possibilita apresentar os resultados das boas práticas de alfabetização realizadas nas unidades escolares. Há uma rede de colaboração entre Estado e municípios; e isso deve ser incentivado e celebrado”, pontuou.
Diversas ações são propostas para serem desenvolvidas durante os dois dias de seminário. Entre elas, a palestra Caminhos para a formação continuada de professores alfabetizadores: uma jornada participativa e identitária, proferida pela educadora e contadora de histórias, Tâmara Bezerra. Para a educadora, é preciso ouvir primeiro as crianças, quando se trata de alfabetização. “Devemos aprender a ouvir as crianças nas escolas, a partir das respostas delas, é que se constrói a formação pedagógica mais robusta”, ressaltou.
A professora Helena Souza dos Santos é uma das formadoras do Alfabetiza Mais Tocantins na Superintendência Regional de Educação de Colinas. “O seminário é importante, porque o formador recebe os embasamentos, considerando que a alfabetização representa o início e, quando tudo é realizado com cuidado, é importante que o estudante continue na escola com qualidade de ensino e aprendizagem”, enfatizou a professora.
Selo Unicef
Durante o evento, ocorreu a cerimônia de premiação do Selo Unicef Município Aprovado, como uma oportunidade de reconhecimento de todos os municípios que aceitaram o desafio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para fazer parte da iniciativa voltada à promoção e à garantia de direitos de crianças e adolescentes.
No Tocantins, 15 municípios foram certificados, sendo eles: Araguacema, Araguaçu, Araguaína, Araguanã, Araguatins, Arapoema, Bandeirantes do Tocantins, Barrolândia, Colinas do Tocantins, Lagoa da Confusão, Monte Santo do Tocantins, Palmeirópolis, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso e São Sebastião do Tocantins.
O Selo Unicef representa o reconhecimento da importância do trabalho conjunto entre Governo do Tocantins, Ministério Público do Tocantins (MPTO) e Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO) atuando em parceria.
“Fico feliz em entregar o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em busca da proteção de nossas crianças. Atualmente, são 15 municípios que recebem o prêmio Selo Unicef. O governador Wanderlei Barbosa acredita muito nesse trabalho e aprova tudo que está ocorrendo. Desejo ainda mais sucesso para todos os envolvidos”, evidenciou o titular da Seduc, que também é o articulador do Selo Unicef no Tocantins, Fábio Vaz.
O promotor da Infância e Juventude do MPTO, Sidney Fiori Júnior, comentou sobre o direito de brincar para as crianças. “É um direito legal da criança e pode ser garantido com ações realizadas nos municípios, já temos muitas pessoas cuidando dessa parte, como estamos vendo aqui com essa ação”, concluiu.
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, representou os demais chefes do Executivo municipal. “Esse selo representa para os municípios o resultado das parcerias de sucesso entre estado, municípios e demais instituições. Sinto orgulho em trabalhar para que as pessoas tenham melhor qualidade de vida. Parabenizo a todos os prefeitos por essa conquista”, pontuou.