Início Palmas Prefeitura de Palmas conquista selo Diamante no Radar Nacional de Transparência pelo...

Prefeitura de Palmas conquista selo Diamante no Radar Nacional de Transparência pelo 3º ano consecutivo

O índice geral alcançado pela Prefeitura foi de 95,79%, com 100% de transparência nos principais quesitos avaliados

0
Índice geral alcançado pela Prefeitura de Palmas foi de 95,79%, com 100% de transparência nos principais quesitos avaliados - Divulgação

Portal da Transparência da Prefeitura de Palmas conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o Selo Diamante no Radar Nacional de Transparência Pública de 2024, a mais alta classificação do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), coordenado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O índice geral alcançado pela Prefeitura foi de 95,79%, com 100% de transparência nos principais quesitos avaliados.

A terceira edição do Programa envolveu a avaliação da transparência de 7.370 portais em todo o País, analisando unidades gestoras dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além dos Tribunais de Contas, Ministérios Públicos e Defensorias Públicas, das três esferas de governo: União, Estados, Municípios e do Distrito Federal. Palmas figura em terceiro lugar, atrás apenas de Vitória (ES), em primeiro, e Rio de Janeiro, na segunda colocação. 

A Prefeitura se destaca pelo compromisso com a transparência e o acesso à informação, como enfatiza a secretária Municipal de Transparência e Controle Interno, Ana Peres. “Nosso objetivo é garantir o cumprimento dos princípios constitucionais que orientam a administração pública, com foco na participação da sociedade. Para isso, utilizamos ferramentas de transparência, como o Portal da Transparência, para facilitar o controle social e assegurar que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente, com a execução adequada das políticas públicas existentes”, afirma a secretária.

O Radar Nacional de Transparência Pública é uma iniciativa da Atricon, em parceria com os Tribunais de Contas brasileiros (TCs), o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), a Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracom) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), com o objetivo de fortalecer e promover a transparência, além de incentivar o aprimoramento dos portais públicos. A avaliação completa pode ser consultada na página oficial do Radar da Transparência Pública. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile