Ruraltins moderniza sistema Rurater para manter atualizado banco de dados dos produtores

Sistema foi implementado desde 2014 para cadastrar as atividades dos produtores atendidos pelo órgão.

Publicado em: 10/02/2024 17:40:00

Compartilhar com:

Foto: Governo do Tocantins - Técnico do Ruraltins atualizando o sistema Rurater


O Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) anunciou a modernização do Sistema de Informação de Assistência Técnica e Extensão Rural (RURATER), implementado desde 2014 para cadastrar as atividades dos produtores atendidos pelo órgão. Essa atualização, realizada com apoio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), visa acompanhar de forma mais eficaz a evolução das atividades produtivas dos agricultores e produtores assistidos.


"Com o apoio da ATI, conseguimos implementar no programa de que maneira atenda as nossas necessidades. O que mais desejamos para mantermos um banco de dados atualizado, conseguimos agora", afirmou Gilberto Marques de Paula, técnico do Ruraltins.


Uma das melhorias destacadas é a possibilidade de monitorar e atualizar os cadastros dos produtores com maior frequência, garantindo dados mais precisos e um histórico de produção mais completo. Por exemplo, o cadastro de um produtor de leite será atualizado a cada seis meses, permitindo uma análise mais detalhada da evolução da produção ao longo do tempo.


Anteriormente, o sistema não exigia essa atualização periódica, o que resultava na sobreposição de dados e na ausência de um histórico de produção. Agora, com a obrigatoriedade de atualização pelo menos uma vez por ano, o Ruraltins poderá acompanhar de forma mais precisa as mudanças nas atividades dos produtores.


Vale ressaltar que o acesso ao sistema Rurater é restrito aos técnicos do Ruraltins. Para obter informações sobre os produtores rurais e suas produções, é necessário contatar um técnico do órgão para acessar o cadastro do produtor e realizar o acompanhamento necessário.