Gislene Camargo lança livro de poesia na 31ª Roda Literária, nesta quinta-feira, 5

Evento acontece mensalmente na Biblioteca Municipal Jornalista Jaime Câmara e oferece certificado de participação

Publicado em: 01/04/2024 21:27:00

Compartilhar com:

Divulgação



‘Rejunto’, um livro da poesia sobre tudo que existe, mas que nem todo mundo enxerga.  Escrita por Gislene Camargos, a obra traz um título que remete à ideia de juntar novamente aquilo que foi ou está separado e de trazer à tona o invisível. O lançamento do livro será  na 31ª edição do Projeto Roda Literária, evento acontece nesta sexta-feira, 5, na Biblioteca Municipal Jornalista Jaime Câmara, às 19 horas. 


O evento contará com a mediação da também escritora Lita Maria e a apresentação musical do cantor Aluísio Alves. A Roda Literária é um projeto promovido pela Fundação Cultural de Palmas (FCP) para fomentar a literatura e estimular escritores iniciantes, destinando espaço para lançamento de livros, apresentações artísticas e recitais, entre outros. Todas as suas edições são gratuitas e acontecem no Núcleo Integrado de Literatura e Artes (Nila). Os participantes ainda recebem certificado digital de quatro horas.


Sobre o autor

Gislene Camargos é escritora, professora, possui doutorado e mestrado em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É também especialista em Docência do Ensino Superior, Gestão Escolar e em Proeja. Como escritora, já publicou livros de poemas como “Rosas e Jabuticabas”, “Amor em Quarentena”, “Novos Mares, outras Caravelas”, “Dançando com a Menô”, “Fruta Temporã”, “Esperas e Nêsperas” e “Rejunto”. Participou também das antologias “Onde mora o Girassol”, “Para amar (não) precisa estar perto”, “Poesia de botequim 1”, Poesia de botequim 2, “A sede de ter você” e “Tem café”. Em parceria com a escritora Eunice R. Henriques, escreveu o livro bilíngue “Democracia, Covid, Guerra, Linguagem”.


A autora já atuou como professora na educação básica, superior e formação continuada de professores. Ela também idealizou e desenvolveu, há cerca de 20 anos, os projetos Biblioteca Mágica Itinerante e Esparramando amor, livros e poesia por aí, objetivando a livre circulação de livros e a formação de leitores, em parceria com várias instituições, como escolas, universidades e bibliotecas públicas, dentre outras.


Mediadora

Lita Maria Nascida ocupa a cadeira 19 na Academia Palmense de Letras, tendo como Patrono o Poeta e Escritor Brasileiro Casimiro de Abreu, desde agosto de 2012. É mestranda do Programa de pós-graduação em Letras em Porto Nacional (TO), especialista em Administração Pública, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), formada em Psicologia (Ulbra Palmas) e Letras (Unitins). Publicou o livro de poemas ‘Carretel de Rosas’ e o romance ‘O Livro do Gato’. Publicou ainda o romance ‘O canto da carpideira’ em 2015, pela EDUFT. Através de projeto contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura Aldir Blanc, publicou o romance ‘Sobre Dora e Dores’


Cantor

Aluísio Alves é cantor, compositor e violonista há mais de 20 anos. Iniciou sua carreira na música como vocalista de várias bandas de bailes nos  anos 80 e 90. Tem dois CDs gravados: Mente aberta, com canções  próprias e Aluísio Alves acústico e ao vivo com músicas diversas de outros artistas. Seu estilo é centrado em MPB e Pop/Rock.