Tocantins gera 2.273 empregos em fevereiro

Dados do Caged revelam ainda que o estado do Tocantins ocupa a 3ª posição dos que mais empregam na região Norte do País

Publicado em: 01/04/2024 17:31:00

Compartilhar com:

Carlessandro Souza


Os Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apontam que, no Tocantins, o resultado foi positivo em todos os setores avaliados referentes aos vínculos trabalhistas. Em fevereiro, foram 2.273 novos postos formais registrados no estado, já o acumulado deste ano aponta um saldo de 3.678.


No mês de fevereiro, segundo os dados do Caged, foram 12.358 admissões contra 10.085 demissões, o que gerou um saldo positivo de 2.273 novos empregos no Tocantins. 


Na divisão por municípios, Palmas reuniu o maior saldo em fevereiro, com 661 novas vagas com carteira assinada. Na sequência dos cinco municípios com maior saldo, aparecem Araguaína (383), Porto Nacional (220), Formoso do Araguaia (122) e Lagoa da Confusão (114).


O secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Jonis Calaça, destaca que os números relacionados ao mercado de trabalho no Tocantins têm apresentado um constante crescimento e que são consequência dos muitos investimentos do Governo na economia do Estado. O secretário reforça a importância do programa de incentivo ao primeiro emprego Jovem Trabalhador, que atualmente emprega com carteira assinada 2.497 jovens dos 139 municípios tocantinenses. “O trabalhador que está em busca de emprego precisa manter seu cadastro no Sine [Sistema Nacional de Empregos] atualizado e aproveitar as capacitações e orientações profissionais gratuitas, que são disponibilizadas nas unidades da instituição. Assim, estarão aptos a preencher as oportunidades de emprego que estão surgindo”, destaca o gestor.


Setores que mais empregaram no Tocantins 

O destaque tocantinense no mês de fevereiro foi o do comércio, com um saldo de 635 postos. O setor de agropecuária teve resultado positivo de 385. Na sequência, aparecem Serviços (+253) e Construção (+171). 


Acumulado de janeiro e fevereiro


No acumulado de janeiro e fevereiro de 2024, o estado do Tocantins ocupa a 3ª posição dos que mais empregou na região Norte do País (valor absoluto). No primeiro bimestre, o Tocantins registrou saldo positivo de 3.678 vagas com carteira assinada, resultado de 23,7 mil admissões e 20 mil demissões. 


Sobre o Caged

O Caged é um registro administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego, que mede a quantidade de admissões e demissões de funcionários formais.


No Tocantins, a equipe de gestão do Sistema Nacional do Emprego (Sine) monitora e avalia mensalmente os dados do Caged e, associados a ele, outras bases de dados como a Pesquisa Nacional por Amostra e Domicílio (Pnad) e a Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra (Bgimo). Subsidiadas por essas pesquisas, são traçadas diretrizes para a atuação do Sistema em seus dez postos espalhados estrategicamente pelo Estado (Palmas; centro e Taquaralto; Araguaína; Gurupi; Porto Nacional; Paraíso; Guaraí; Dianópolis; Almas e Araguatins). O objetivo final desse esforço é diminuir a distância entre quem oferece e quem procura o emprego.


Vagas disponíveis no Sine

Para conferir, diariamente, a oferta de vagas nos 11 postos do Sine Tocantins, acesse o site da Setas, https://setas.to.gov.br/vagas-de-emprego.


Além do atendimento presencial, os trabalhadores interessados em concorrer às vagas podem acessar o Aplicativo Sine Fácil, seguindo o passo a passo no https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-aplicativo-sine-facil.