Em cerimônia no auditório do Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos, o governo do Tocantins lançou a campanha “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, em alusão ao “maio amarelo”, período em que o mundo inteiro intensifica as ações de conscientização acerca da violência no trânsito.
O Maio Amarelo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 11 de maio de 2011, dentro da Década de Ação para Segurança no Trânsito 2011-2020, o movimento utiliza a cor amarela, que simboliza a atenção nos sinais de trânsito, para colocar em pauta a urgência da redução da violência no trânsito.
No Brasil, passou a ser adotado em 2014, dentro dos objetivos traçados pela ONU, que são conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a importância da segurança viária, buscando reduzir o número de acidentes e mortes nas ruas e estradas. O movimento promove ações coordenadas entre o Poder Público, a iniciativa privada e a sociedade civil para tratar do tema segurança viária.
No Tocantins, o Maio Amarelo é realizado pelo Detran-TO, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO) e a Polícia Militar do Tocantins (PMTO).
O Detran/TO conta, ainda, com o apoio das Prefeituras e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Segundo o Presidente do Detran-TO, Willian Gonzaga, o Maio Amarelo é uma importante ferramenta de conscientização para todos os tocantinenses. “Com o apoio de diversos órgãos do governo, nós intensificaremos nossas ações de educação e fiscalização de trânsito durante a campanha, no intuito de mobilizar toda a população e alertá-la sobre os impactos dos acidentes e mortes no trânsito, além de incentivar a adoção de novos comportamentos por parte dos condutores”, afirmou.
Fórum de Trânsito
Após o lançamento da campanha, o Detran Tocantins deu início ao Fórum de Trânsito, que será realizado até a próxima quinta-feira, sempre a partir das 8h30, também no auditório do Palácio.
O Fórum traz dados e estatísticas pormenorizados sobre a violência no trânsito do Tocantins e a discussão interdisciplinar, mostrando os impactos dos acidentes e mortes na economia e na saúde pública do Estado e do país na tentativa de estabelecer estratégias de conscientização para diminuir o número de acidentes – com ou sem vítimas – em território tocantinense.
A programação completa do Maio Amarelo 2025 pode ser conferida no link: https://central.to.gov.br/download/423100.
Em 2024 o Tocantins registrou 627 mortes no trânsito. E você? Tem pressa pra a morrer?