A ex-prefeita de Palmas e presidente estadual do PSDB, Cinthia Ribeiro, baixou uma resolução na última quinta-feira, 30, que determina que, “qualquer composição relativa aos blocos partidários em que o partido for integrante, deverá ter a aprovação da executiva estadual”. A decisão vale para a federação que tucanos compõem com o Cidadania. A formação dos blocos da Câmara da Capital, que apontarão para a definição das comissões permanentes da Casa, será discutida até esta quinta-feira, 6.
De acordo com a resolução, a executiva estadual da Federação PSDB/Cidadania “deverá ser informada com antecedência necessária para deliberação a respeito de possíveis composições das comissões nas Câmaras de Vereadores dos municípios do Estado do Tocantins”.
Além disso, o documento proíbe “a formação de composição entre a Federação PSDB/ Cidadania e qualquer partido antagônico aos seus princípios norteadores e basilares, tomando por base, principalmente, as posições partidárias das eleições de 2024”. Dessa forma, no caso de Palmas, fica impedida a aproximação dos três vereadores do partido – Márcio Reis, José do Lago Folha Filho, e Waldson da Agesp — com o grupo da candidata derrotada no ano passado, a deputada estadual Janad Valcari (PL).
Os vereadores manifestaram surpresa com a resolução e dizem que o tema será discutido nesta quinta-feira, 6.
O vereador José do Lago Folha defendeu a necessidade de um encontro com Cinthia Ribeiro para debater o assunto. “Precisamos nos reunir para entender melhor essa decisão e como ela impactará nossa atuação na Câmara”, declarou.