Estão abertas as inscrições para a oficina “Como Fazer um Roteiro de Ficção com Elementos da Cultura Regional”, com os cineastas Alex Rocha e Justino Vettore. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de Janeiro, por meio do email alexrochatsi@gmail.com.
A proposta é oferecer técnicas e orientações para construir narrativas cinematográficas e valorizar a rica cultura regional brasileira. Podem participar pessoas com ou sem experiência e de qualquer idade.
A iniciativa faz parte do projeto “Irmandade Sangrenta”, de Alex Rocha, e tem o objetivo de capacitar novos roteiristas e promover histórias locais no cinema nacional. De acordo com Alex, a oficina é uma oportunidade para aprender técnicas de escrita cinematográfica com profissionais experientes; explorar formas de incorporar elementos da cultura regional nas narrativas; e conectar-se com outros criadores e fortalecer a representação cultural no cinema brasileiro.
As atividades se iniciam com acompanhamento online e a etapa presencial acontece no dia 25 de Fevereiro, de 14 às 18 horas, no Laboratório do Curso de Teatro, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Campus Palmas. A lista de selecionados será divulgada no Instagram oficial do projeto @irmandadesangrenta.lpg e no site irmandadesangrenta.com.
Uma experiência enriquecedora
Alex Rocha, roteirista do filme “Irmandade Sangrenta”, acredita que iniciativas como essa contribuem para dar voz a novas narrativas no cinema nacional. “O Brasil é plural e diverso, e essas oficinas ajudam a formar uma geração de roteiristas que celebram nossa riqueza cultural”, afirma Rocha.
Seu mentor, Justino Vettore, também destaca o impacto dessa ação: “O mais bacana do projeto é que ele não apenas reflete a experiência do Alex, mas também possibilita que outros conheçam o universo da escrita para o cinema”.
Projeto
Além da oficina, o projeto “Irmandade Sangrenta” inclui a produção de roteiro do filme, que mescla aventura, drama e uma abordagem sensível sobre traição, perseguição, relações de amizade estreitadas que se amarra na questão social, promete levar o público a uma jornada emocionante pelas paisagens deslumbrantes do Tocantins. O projeto é uma realização de Alex Rocha, contemplado pelo edital de Audiovisual da Lei Paulo Gustavo (LPG), via Secretaria Estadual de Cultura e Ministério da Cultura.
Contato para mais informações:
E-mail: alexrochatsi@gmail.com
Site: irmandadesangrenta.com