Acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi (UnirG) realizaram, na última semana, o lançamento do livro-reportagem “Narrativas sobre Gurupi (TO)” e de documentários audiovisuais promovidos pelos alunos. Os produtos são resultados de aulas práticas de componentes curriculares do curso ao longo de todo o segundo semestre deste ano.
O livro-reportagem foi desenvolvido pelos alunos das disciplinas de Gêneros, Formatos e Estilos Jornalísticos e de Redação Jornalística, coordenado pelo professor Me. Clifton Morais Correia. Houve ainda a colaboração dos professores Ma. Anette Maria Bento, Ma. Alessandra Gomes Duarte Lima e Me. Rafael Silva Oliveira.
A obra foi dividida em 10 capítulos, produzidos pelos acadêmicos do curso, que foram a campo e entrevistaram personagens que fazem parte da história de Gurupi.
Durante a leitura, é possível conhecer a história do Museu Benjamin Rodrigues, as curiosidades sobre os nomes das ruas do Município, a história do bairro Malvinas e a lavanderia comunitária que existia no local, além de outras narrativas importantes.
Contexto histórico
“Este foi um semestre muito produtivo, pois desafiamos os alunos a colocarem em prática tudo que foi discutido teoricamente. Nossa missão foi para que eles pesquisassem sobre personalidades importantes no contexto histórico, econômico e cultural de Gurupi. Cada aluno desenvolveu a própria pauta, foram dois meses em produção nas ruas e revisão dos materiais, até que conseguimos deixar tudo pronto para lançar este livro pela editora Veloso”, falou Morais.
Além do lançamento do livro-reportagem, os acadêmicos da disciplina de Linguagem de Comunicação em Vídeo, orientados pela coordenadora do curso, Ma. Anette Maria Bento, também divulgaram as recentes produções audiovisuais do semestre.
Ao todo, três curtas-metragens foram apresentados: Rádio em Campo: Vozes da Emoção, que explora a vida de sete cronistas esportivos de Gurupi; O Hábito que Transforma, sobre a importância da leitura; e, por fim, o curta Caminhos da Universidade, que aborda a vivência de estar finalizando um curso de graduação.
“A prática em produção audiovisual é um diferencial na formação profissional desses acadêmicos, que, a partir de agora, estarão preparados para construir novas narrativas em áudio e imagem, conquistar prêmios, editais e assumir essa imensa responsabilidade que é contar histórias”, ressaltou a coordenadora do curso.
O livro-reportagem encontra-se disponível na biblioteca do curso de Jornalismo, e os documentários estão disponíveis no canal do YouTube do curso.