A ‘Semana Estadual Dr. Pedro Caldas de Conscientização e Prevenção de Acidentes com Ciclistas’ promovida pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), que iniciou na segunda-feira, 11, busca envolver toda a sociedade em um compromisso com a segurança e respeito no trânsito. Com atividades educativas e ações voltadas para o engajamento de ciclistas e motoristas, a campanha pretende reduzir os índices de acidentes e incentivar um ambiente mais seguro para todos os que utilizam as vias públicas. Para ciclistas, o trânsito oferece desafios únicos e riscos que exigem atenção redobrada, tanto em áreas urbanas quanto em rodovias. É com esse objetivo que o evento destaca a importância de medidas preventivas e da convivência harmoniosa entre diferentes tipos de veículos, promovendo uma cultura de conscientização e respeito às normas de trânsito.
O agente de Trânsito, Francisco Seixas, que participa ativamente da campanha, ressaltou os principais fatores de risco para ciclistas no trânsito. “Os motivos que mais colocam ciclistas em perigo são a falta de visibilidade, tanto por iluminação insuficiente quanto pela ausência de equipamentos refletivos, além da imprudência de alguns motoristas que não respeitam a distância mínima de segurança ao ultrapassá-los. Outro fator crítico é a falta de ciclovias e ciclofaixas em alguns trechos, que obrigam os ciclistas a dividir espaço com veículos em alta velocidade”.
Seixas também orientou sobre comportamentos que os ciclistas devem evitar ou adotar para garantir a própria segurança. “É essencial que os ciclistas utilizem sempre capacetes, roupas de cores vivas e itens refletivos, principalmente em horários de pouca luz. Outro ponto é evitar manobras arriscadas e sinalizar com antecedência suas intenções de mudar de direção ou parar. Manter-se previsível e respeitar as normas de trânsito é uma maneira eficaz de evitar acidentes”.
Os números revelados pela agente de Trânsito, Cleis Souza, reforçam a gravidade da situação. Entre 2021 e 2024, Palmas registrou dez vítimas fatais em acidentes envolvendo ciclistas. “Cada uma dessas mortes representa uma perda irreparável para as famílias e amigos, além de um alerta para a sociedade sobre a vulnerabilidade dos ciclistas no trânsito. É essencial que campanhas como essa semana de conscientização mantenham o debate sobre segurança no trânsito vivo, para que possamos reduzir ao máximo esses números”.
A escolha do nome da campanha é uma homenagem ao médico Pedro de Paula Caldas, vítima de um acidente enquanto treinava para uma competição. No dia 12 de novembro de 2017, o médico pedalava na pista marginal da TO-050, nas proximidades do Dertins, em Palmas, quando foi atingido por um veículo. Na ocasião, outro médico também foi ferido, mas sobreviveu ao acidente. Pedro Caldas ficou internado por cerca de um mês, mas, devido à gravidade do traumatismo craniano que sofreu, não resistiu.
A Semana Estadual Dr. Pedro Caldas de Conscientização e Prevenção de Acidentes com Ciclistas convida a população a refletir sobre práticas que possam proteger vidas no trânsito. Além de palestras e ações educativas, a campanha promoverá atividades práticas, como passeios ciclísticos e distribuição de materiais informativos, com o objetivo de sensibilizar tanto ciclistas quanto motoristas.