- Publicidade -
InícioPolíticaDenúncia aponta uso de recursos públicos por parte dos candidatos da reitoria...

Denúncia aponta uso de recursos públicos por parte dos candidatos da reitoria da UFT

Maria Santana e seu vice Marcelo Leineker são acusados de usar corrida universitária e show institucional em atos de promoção pessoal eleitoral

Representantes da reitoria na Consulta Eleitoral da UFT (Universidade Federal do Tocantins), a candidata a reitora Maria Santana e seu vice, Marcelo Leineker, foram denunciados por uso da máquina pública da instituição em atos da campanha eleitoral. A denúncia pede a cassação da chapa.

A irregularidade cometida – equivalente ao crime de abuso de poder político na esfera eleitoral – viola o artigo 24, II do Regimento Eleitoral, que expressamente veda “utilizar recursos administrativos, financeiros ou patrimônio da UFT para fins de campanha”. 

Na denúncia, feita pelo estudante do curso de Direito Lucas Gabriel dos Santos Oliveira, 35 anos, são apontados dois episódios nos quais os candidatos da reitoria usaram a máquina pública da universidade: a 4ª Corrida de Arraias, realizada no dia 3 de maio, e o projeto “Som das Águas”, que aconteceu no Campus da UFT de Palmas, no dia 17 de maio. 

Na corrida, os candidatos aparecem em vídeo institucional da universidade vestidos com a camiseta da campanha eleitoral. A denúncia anexou várias fotos e vídeos comprovando essa afirmação. Além disso, os candidatos usaram imagens do evento institucional em seus materiais de campanha.

Já no “Som das Águas”, a acusação é que o artista contratado pela universidade pediu, de forma escancarada, voto para os candidatos situacionistas e ainda xingou o denunciante no momento em que foi interpelado. 

“Estamos diante de INFRAÇÃO GRAVE E REINCIDENTE que exige resposta enérgica desta Comissão, sob pena de macular irremediavelmente a lisura do processo eleitoral. A CASSAÇÃO DA CHAPA 28 é medida que se impõe para preservação da democracia institucional. E com a devida vênia, desde já copio nesta grave comunicação, os canais de denúncia dos órgãos interessados também em apurar esta grave denúncia como MPF, AGU (advocacia Geral da União), MEC, Ouvidoria, entre outros”, pede a denúncia. 

Santana e Leineker fazem parte do grupo do reitor Luís Eduardo Bovolato, que há oito anos comanda a UFT. Santana é pró-reitora de extensão, enquanto Leineker é o atual vice-reitor e busca mais um mandato. A consulta eleitoral da UFT ocorre no próximo dia 28 de maio. (Por Daniel Machado)

- Publicidade -spot_img
Não perca
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui