Natividade recebe devolutiva da primeira etapa do Projeto Roteiro dos Afetos

O Projeto é fruto de um acordo de cooperação entre o Iphan e a UFT, com o objetivo de salvaguardar o Patrimônio Cultural

Publicado em: 25/10/2024 11:02:00

Compartilhar com:

Foto: Divulgação/UFT -Projeto é uma parceria entre UFT e Iphan e foi filmado na cidade de Natividade


Nesta sexta-feira, 25, e sábado, 26 de outubro, a cidade de Natividade, localizada na região Sudeste do Tocantins, será palco da devolutiva da primeira etapa do Projeto Roteiro dos Afetos, Audiotour Patrimonial de Natividade. A iniciativa, uma parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), busca valorizar e conectar o patrimônio material e imaterial da cidade por meio de narrativas afetivas dos moradores em áudio. A programação inclui apresentações culturais e a exibição de um documentário que detalha o processo criativo do projeto. 

 

O evento começa nesta sexta-feira, 25, às 18h, nas ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no centro histórico de Natividade, tombado pelo Iphan em 1987, e segue no sábado, 26, às 9h, na sede do Escritório Técnico do Iphan no município, com uma caminhada sonora guiada. Estão previstas apresentações dos tradicionais grupos de suça e catira da cidade, além da exibição de um documentário que mostra as etapas de desenvolvimento do audiotour, desde as pesquisas de campo até a edição final dos áudios. 

 

O projeto se destaca pela participação ativa da comunidade local, que envolveu crianças, adolescentes e idosos no processo de criação. Ao todo, cerca de 30 crianças, 60 adolescentes e 15 idosos contribuíram diretamente para o desenvolvimento do Roteiro dos Afetos, refletindo a pluralidade de vozes da cidade. O audiotour é composto por 12 estações que trazem histórias e memórias contadas em faixas de áudio que propõem uma experiência de caminhada guiada sonora a ser disponibilizada para qualquer pessoa.  

 

A superintendente do Iphan no Tocantins, Cejane Pacini, ressaltou a importância do projeto como ferramenta de educação patrimonial. "A integração entre gerações no desenvolvimento desse projeto contribui para o fortalecimento da memória coletiva e da identidade local, envolvendo a comunidade no processo de valorização do seu patrimônio", afirmou. 

 

O Projeto Roteiro dos Afetos é fruto de um acordo de cooperação entre o Iphan e a UFT, com o objetivo de promover a salvaguarda do Patrimônio Cultural brasileiro. O projeto conta com o apoio de parceiros institucionais como Sesc Tocantins, FAPTO, ASCUNA e as secretarias de Cultura e Educação de Natividade. 

 

Serviço:  


Devolutiva da primeira etapa do Projeto Roteiro dos Afetos  


Data: 25 e 26 de outubro de 2024 


Local: Ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e Escritório Técnico do Iphan em Natividade