- Publicidade -
InícioSaúdeTocantins ganha primeiro Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista

Tocantins ganha primeiro Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista

CETEA foi idealizado pelo governador afastado Wanderlei Barbosa em parceria com o deputado estadual Leo Barbosa

O Governo do Tocantins inaugura nesta terça-feira, 7, o primeiro Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (CETEA), uma iniciativa idealizada pelo governador afastado, Wanderlei Barbosa e pelo deputado estadual Léo Barbosa. O projeto, que tem investimento inicial de R$ 13 milhões, foi concebido para oferecer diagnóstico, tratamento e acompanhamento integral a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de promover a formação continuada de profissionais da área da saúde e educação.

Desde 2022, o deputado Léo Barbosa vinha articulando o Centro, com a realização de visitas a unidades do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em Belém, Pará. O INDSH é uma Organização Social de Saúde (OSS) focada na gestão de hospitais e referência no acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A criação do CETEA foi autorizada por Wanderlei Barbosa em dezembro de 2024, durante reunião no Palácio Araguaia, em Palmas, na presença de técnicos do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), do Pará, e do então secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto. A experiência do CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo INDSH e serviu como base técnica e administrativa para a estruturação do centro tocantinense.

Em abril deste ano, Wanderlei assinou o termo de compromisso para implantação do CETEA, durante o 2º Encontro de Pais de Autistas do Tocantins, realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB/TO). O documento formalizou a parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) — responsável pela gestão do CIIR — e destinou R$ 13 milhões para a criação da unidade.

O novo centro funcionará em Palmas e deve oferecer atendimento multidisciplinar, com equipe formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e educadores especializados. A proposta é também descentralizar os serviços, levando ações de triagem e acompanhamento para outras regiões do estado.

- Publicidade -spot_img
Não perca
Notícias relacionadas