As nomeações foram divulgadas na edição do Diário Oficial desta terça-feira
O Governo do Tocantins divulgou no Diário Oficial desta terça-feira (30) mais duas importantes nomeações para o secretariado estadual. A partir de hoje, Solange Aparecida do Nascimento assume como Secretária Executiva dos Povos Originários e Tradicionais, enquanto Ana Paula dos Santos Andrade Abadia foi indicada para exercer o cargo de Secretária Executiva da Secretaria da Saúde.
Perfil e trajeto de Ana Paula
A nomeação de Ana Paula chamou atenção por sua transição de esfera municipal para estadual. A profissional deixa a gestão do prefeito Wagner em Araguaína para compor o governo de Laurez Moreira como gestora da Saúde estadual.
Natural de Paraíso do Tocantins, Ana Paula é formada em Administração e atua como servidora pública concursada da Secretaria de Estado da Saúde. Em Araguaína desde 2013, já ocupou cargos na Superintendência da Atenção Básica, como diretora de Atenção Especializada e superintendente de Atenção Especializada. Em 2020, assumiu a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, enfrentando os desafios da pandemia.

Nova secretaria de Povos Originários
Solange Aparecida do Nascimento assume uma pasta que carrega simbolismo importante: a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais. Essa Secretaria é essencial para articular políticas de valorização, proteção e reconhecimento de comunidades indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais no Tocantins, especialmente em um estado com forte presença cultural e territorial desses grupos.
Solange é pedagoga, mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí, doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, professora adjunta na Universidade Federal do Tocantins, focada na implementação de políticas de permanência no ensino superior.
Fica agora sob os holofotes como ambas vão operacionalizar seus mandatos e como vão dialogar com comunidades, servidores e gestores públicos para colocar em prática as metas estaduais.

