O Governador do Estado do Tocantins, Laurez Moreira (PDT), realizou uma série de nomeações importantes para cargos-chave do seu governo, com foco no fortalecimento da administração pública e no aprimoramento dos serviços essenciais à população. As mudanças, anunciadas oficialmente nesta sexta-feira, 5 de setembro de 2025, refletem a busca por uma gestão mais eficiente e voltada para o desenvolvimento do estado, com especial atenção às áreas de saúde, infraestrutura, transporte e regularização fundiária.
Herbert Brito Barros é nomeado Presidente do ITERTINS
O Instituto de Terras do Estado do Tocantins (ITERTINS), responsável pela gestão territorial e regularização fundiária no Estado, terá Herbert Brito Barros como seu novo presidente. A nomeação de Barros visa dar continuidade ao trabalho de fortalecimento das políticas públicas voltadas ao acesso à terra, com ênfase na regularização fundiária e no apoio a pequenos agricultores e produtores rurais.
Vânio Rodrigues de Souza assume a Secretaria de Saúde
Na área da saúde, o Governador Laurez Moreira nomeou Vânio Rodrigues de Souza como Secretário de Estado da Saúde (SES). Vânio foi secretário de Saúde de Gurupi nas gestões de Laurez e de Josi Nunes (UB) e também em Dueré — cidade natal do governador em exercício. Ele ainda foi presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (Cosems) por dois mandatos e diretor-geral do Hospital Regional de Araguaína.
Demais nomeações
A Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (AGETO), responsável pela execução de obras e pelo desenvolvimento da infraestrutura de transporte no Tocantins, terá Antônio Trabulsi Sobrinho, no comando. presidente da AGETO, traz consigo vasta experiência em gestão de obras públicas e infraestrutura.
O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (DETRAN/TO), terá como novo presidente Romildo Santos Barbosa. Barbosa, que assume o cargo com a missão de otimizar os serviços prestados à população, focará na melhoria da segurança viária e na redução de acidentes nas rodovias do Estado.

