A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos) expõe, no Pavilhão da Agricultura Familiar, artesanatos e produtos naturais agroextrativistas de frutos naturais do Cerrado tocantinense. A feira com o tema AgroEvolução iniciou nessa terça-feira, 13, e encerra no sábado, 17, no Parque Agrotecnológico Mauro Mendanha, em Palmas.
Participam da feira agroextrativista pessoas de todas as regiões do estado do Tocantins, do Paraná e de Minas Gerais, contemplando 110 expositoras, nesta edição especial da Agrotins 25 anos. Segundo a engenheira agrônoma e responsável pelo evento, Francisca Marta Barbosa, uma das novidades deste ano é que, com o projeto Articulafito/Fiocruz/MDA, estão presentes na feira, agroextrativistas e quebradeiras de coco do Pará e do Paraná, bem como representantes do projeto Ubuntu com óleos essenciais, ambos com produção de selo orgânico. “Aqui, nós temos uma variedade de produtos naturais, artesanatos e, o melhor, cerca de 80% dos expositores são mulheres, empreendedoras, guerreiras que estão produzindo e preservando o Cerrado tocantinense, no sistema agroflorestal, respeitando o meio ambiente”, ressaltou Francisca Marta.
A vice-presidente da Associação das Mulheres Agroextrativistas do (AMA) do APA Cantão, Maria do Socorro da Silva, explicou que a feira reforça essa ideia de organização e união que as agroextrativistas buscam para produzir e comercializar seus produtos. “A feira tem esse papel também de troca de experiências entre as agroextrativistas da região e de outros estados. A nossa associação trouxe para feira cerca de 50 produtos e acreditamos que até o sábado, 17, último dia de exposição, venderemos tudo”, almejou a vice-presidente.
Paraná

A expositora do Paraná afirmou que a participação na Agrotins 25 anos é uma troca de experiência – Seagro/Governo do Tocantins
Uma das novidades deste ano é participação do projeto Ubuntu (óleos essenciais) de Londrina/PR, visitado em 2023, pela articuladora do Tocantins Francisca Marta Barbosa. A expositora do Paraná, Jeovana Cestilhe, explica a presença na feira. “Esse é um projeto mineiro que contempla 10 famílias de agricultores familiares. Tivemos o privilégio de sermos convidados para esta feira especial, uma oportunidade para divulgar o nosso projeto, uma troca de experiência. Pudemos trazer 11 tipos de óleos de essência para a Agrotins 25 anos”, destacou.