Um movimento ainda embrionário formado por líderes e cidadãos comuns inconformados com o descaso dos deputados votados na região Sudeste do Tocantins nas últimas eleições, esboça reação e promete buscar resgatar o protagonismo político da região nas eleições de 2026.
Os integrantes do grupo trabalham para o lançamento de candidaturas que tenham vínculo com a região, e alguns nomes já são ventilados como possíveis candidatos a cargos eletivos para representar a região, que já chegou a ter cinco representantes na Assembleia Legislativa do Tocantins. Um dos nomes cogitados para disputar uma das duas vagas no Senado em 2026 é Maurício Marques Brito, mais conhecido como Nika, político experimentado e com uma vasta folha de serviços prestados em Goiás e no Tocantins.
Em visita à nossa redação, Nika informou que já está em plena pré-campanha, visitando os municípios, conversando com as lideranças e comunicando sua pretensão de representar o Tocantins na Câmara Alta da República do Brasil.
Perfil
Antes da criação do Estado do Tocantins, NiKa foi Assistente Parlamentar na Câmara Federal – com o deputado Adhemar Santillo; Assessor do Secretário de Educação do Estado de Goiás – Adhemar Santillo, Secretário Particular do Prefeito Adhemar Santillo – Prefeitura de Anápolis (GO)
Com o advento do Tocantins, foi Vereador em Natividade (TO) por duas legislaturas: De 1989 a 1993 e 1997 a 2000, sendo inclusive Presidente da Câmara Municipal de Natividade e foi o primeiro presidente eleito da União de Vereadores do Estado do Tocantins (UVET).
Também foi vice-presidente regional da União de Vereadores do Brasil (UVB), Assessor Especial do Senador Carlos do Patrocínio, Chefe de Gabinete da Secretaria da Agricultura em Palmas e Liquidante da CASETINS, com staff de Presidente.