O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, a primeira-dama e secretária municipal de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos, participaram nessa quarta-feira, 30, da abertura oficial do 1º Seminário do Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, realizado no Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) da Capital. O evento contou com a presença de dezenas de profissionais das áreas de assistência social, saúde, educação, justiça, agentes socioeducativos, conselheiros de direitos e conselheiros tutelares.
O seminário teve como objetivo promover o fortalecimento da rede de atendimento e fomentar o debate qualificado sobre os desafios enfrentados pelos profissionais que atuam diretamente com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto.
“Os profissionais que estão nesta sala hoje são os verdadeiros ‘carregadores de pianos’. São eles que realizam as tarefas difíceis e muitas vezes de forma invisibilizada, porém, sem a sua existência, sem a sua dedicação e a sua contribuição, a nossa sociedade sofreria consequências graves, principalmente para as crianças e adolescentes que necessitam desses profissionais qualificados e com o coração tranquilo para atuar e dar a sua contribuição na formação de uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou Eduardo Siqueira Campos.
“Quero dizer a todos vocês que a Gestão deseja dar todo o suporte necessário ao Sistema de Garantia de Direitos para reconstruir as vidas desses jovens, não deixando de lado o desejo primordial de ofertar políticas públicas eficientes e inclusivas. Já estamos no processo final de formatação do projeto Passageiros do Futuro que com certeza irá mudar a realidade das crianças e adolescentes de Palmas”, explicou a secretária Polyanna Siqueira Campos.
Para a conselheira tutelar Kátia Silene Fernandes, a realização do seminário representa um avanço significativo para a qualificação dos serviços. “A iniciativa marca um importante passo no aprimoramento das ações desenvolvidas pelos órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos”, concluiu.
Durante todo o dia os participantes assistiram a debates, atividades e oficinas sobre o fluxo do serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE-MA) e puderam apresentar os desafios e experiências vivenciadas junto ao Serviço.
Seminários
“Esse é o primeiro de quatro seminários em comemoração aos 20 anos de implantação dos Serviços de Proteção Social da Política de Assistência Social no município de Palmas, que nos guiarão na construção dos planos de ação para cada serviço de Proteção Social Especial de Palmas. Por isso a importância da presença dos gestores e dos profissionais que atuam diretamente com a Política de Proteção Social”, pontuou a superintendente de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Ação Social, Marlucy Ramos Albuquerque.

Evento reuniu gestores, servidores e integrantes da Rede do Sistema de Garantias do Direito
Parte da Rede do Sistema de Garantias de Direitos
Delegada da Delegacia Especializada da Criança e Adolescente (DECA) de Palmas, Danyelle Toigo; defensora Pública do Estado do Tocantins, Elisa Maria Pinto de Souza Falcão; promotor da 20ª Promotoria de Justiça da Capital, André Ricardo Fonseca Carvalho; juiz titular do Juizado Especial da Infância e Juventude da Comarca de Palmas, Adriano Gomes de Melo Oliveira; psicóloga do Programa do Núcleo de Atendimento Pós medida socioeducativa (Egresso) da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju),Talyta Borges de Lima Cardoso; secretária municipal de Educação de Palmas, Débora Guedes; presidente da Fundação Cultural de Palmas, Luara Aquino.