- Publicidade -
spot_img
InícioGeralEncontro Regional Cultura Viva do Jalapão celebra saberes ancestrais e fortalece redes...

Encontro Regional Cultura Viva do Jalapão celebra saberes ancestrais e fortalece redes comunitárias no coração do Cerrado

O encontro contará com vivências audiovisuais, seminários sobre políticas culturais e manifestações artísticas, além do reconhecimento de mestras e mestres guardiões da cultura local

No próximo sábado, dia 26 de abril, a Comunidade Mumbuca, em Mateiros (TO), será palco do Encontro Regional Cultura Viva do Jalapão, uma iniciativa da Rede Cultura Viva Tocantins para mobilizar agentes culturais, fortalecer redes territoriais e valorizar os saberes ancestrais das comunidades quilombolas e tradicionais da região. O evento integra as diretrizes do Programa Nacional Cultura Viva, promovendo formação, articulação política e celebrações que conectam a riqueza do Jalapão às políticas públicas de base comunitária. 

O encontro contará com vivências audiovisuais, seminários sobre políticas culturais e manifestações artísticas, além do reconhecimento de mestras e mestres guardiões da cultura local. “Cultura Viva é presença, é território, é resistência. Este encontro é um chamado para vivermos o Jalapão de dentro pra fora honrando a força das comunidades que mantêm viva a identidade do Cerrado”, afirma o coordenador estadual do Ponto de Cultura no Tocantins, Marcio Bello. 

Dividido em três eixos, o evento contará com: Vivência e Produção Audiovisual que incluem caminhadas culturais com registros de mestres locais e oficinas práticas para jovens; Formações e Seminários por meio de debates sobre a regulamentação da Lei Cultura Viva Estadual e o lançamento da Cartilha Interativa da Rede Cultura Viva Tocantins.

Cultura

A programação inclui ainda exibições no Cine Clube Cultura Viva, apresentações dos Tambores do Tocantins, shows com Mestres da Viola de Buriti e o reconhecimento das Mestras do Capim Dourado. Para o produtor executivo Erval Benmuyal, o evento é um marco na valorização da diversidade: “Aqui, unimos tecnologia e tradição. As oficinas de audiovisual capacitam jovens para contar suas próprias histórias, enquanto os tambores e violas ecoam a voz de gerações. É uma troca que fortalece a rede e inspira novas ações”. 

O encontro terminará com uma roda de microfone aberta, convidando participantes a compartilharem experiências e propostas para a continuidade da Rede Territorial Cultura Viva do Jalapão. 

Serviço

Data: 26 de abril de 2024

Local: Comunidade Mumbuca, Mateiros/TO

Horário: A partir das 8h

- Publicidade -spot_img
Não perca
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui