- Publicidade -
spot_img
InícioPalmasProfessor da rede municipal de Palmas desenvolve jogo de tabuleiro digital para...

Professor da rede municipal de Palmas desenvolve jogo de tabuleiro digital para ensino de Libras

Projeto foi selecionado para participar do Dia Mundial da Criatividade, aberto a participantes que desejam fazer parte do ecossistema de criatividade e inovação em suas cidades

O professor Edivaldo dos Santos Junior, da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, apresentou nessa terça-feira, 22, no campus Palmas da Universidade Católica do Tocantins, o jogo digital de tabuleiro Pegadas da Inclusão. O material interativo é voltado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no contexto do Ensino Médio Integrado e foi desenvolvido durante o curso de mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em 2020.

O projeto foi selecionado para participar do Dia Mundial da Criatividade, evento aberto a participantes do Brasil e de outros países que desejam integrar o ecossistema de criatividade e inovação em suas cidades. Em Palmas, a iniciativa foi voltada a professores ou profissionais que utilizam a língua visual e gestual, possibilitando a apresentação do jogo e o aprendizado de sua aplicação junto a pessoas em processo de aprendizagem da Libra.

Ferramenta inclusiva

Trata-se de um jogo de tabuleiro digital triplo-semântico — Libras, português na modalidade escrita e ilustrações, com o objetivo de ampliar a circulação da Libras nos espaços educacionais. Sua criação foi baseada em análises teóricas sobre a educação de surdos, entrevistas com estudantes e intérpretes de Libras, rodas de conversa com alunos ouvintes e surdos, além da colaboração de professores de ambas as comunidades.

A pesquisa que fundamenta o projeto foi realizada com uma turma do 2º ano do curso técnico em eventos do Ensino Médio Integrado do IFTO, campus Palmas, entre novembro e dezembro de 2020.

Edivaldo é mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFTO e pós-graduado em Libras, Educação Especial e Educação Infantil com ênfase no ensino da Libras. Também é bacharel em Teologia e licenciado em Sociologia e Letras-Libras.

O World Creativity Day, que promoveu a ação, tem como missão construir uma comunidade global de líderes criativos, educadores, empreendedores, investidores, criadores de conteúdo, pesquisadores e outros agentes de mudança. A data, celebrada em 21 de abril, foi instituída pela Resolução 71/284 da ONU e reúne milhares de atividades gratuitas voltadas ao desenvolvimento humano em todo o mundo.

- Publicidade -spot_img
Não perca
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui