O Café Literário é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação que incentiva o hábito da leitura, estimula a criatividade e a imaginação, e busca promover a inclusão e a diversidade. Desenvolvido nas unidades da rede municipal de ensino, também contribui para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à literatura por meio de encontros com autores de livros infantis. Na edição deste ano, o escritor Leonardo Luiz Ludovico Póvoa participará das atividades literárias em 20 escolas e Cmeis, nos dias 14, 15, 17, 22, 23 e 24 de abril.
Na primeira etapa do projeto, que aconteceu entre 26 de março e 1º de abril, foram distribuídos 30 kits de livros, cada um composto por sete obras de Leonardo Póvoa, para ampliar o acervo literário das bibliotecas escolares. Nesta segunda etapa, o autor tocantinense irá visitar as unidades educacionais participantes, promovendo encontros com estudantes e professores para debater temas relevantes da literatura e compartilhar suas experiências como escritor. Mais dez kits serão sorteados durante a visita, totalizando 800 kits e 5.600 livros distribuídos.
As unidades contempladas pelo projeto são: Centros Municipais de Educação Infantil Carrossel e Miudinhos; Escolas de Tempo Integral Olga Benário, Santa Bárbara, Almirante Tamandaré, Professor Fidêncio Bogo, Luiz Rodrigues, Aprígio Thomas de Matos; Escolas Municipais Monteiro Lobato, Francisca Brandão, Degraus do Saber, Antônio Gonçalves de Carvalho Filho, Thiago Barbosa, Lúcia Sales, Maria Verônica, Carlos Drummond de Andrade, Crispim Pereira Alencar, Paulo Freire, Mestre Pacífico, Siqueira Campos, Pr. Paulo Leivas Macalão e Alves de Sousa.
Sobre o escritor

Leonardo Póvoa é apaixonado pela cultura e natureza do Tocantins. Como escritor, busca apresentar às crianças a riqueza da fauna e flora local de forma lúdica e educativa. Em suas obras, como “Palmas e as Corujas” e “Tocantins e suas belezas naturais”, utiliza linguagem simples e personagens cativantes para despertar a curiosidade dos pequenos leitores sobre o meio ambiente e a importância da preservação. Seus livros são um convite para uma viagem ao mundo mágico do Tocantins, onde a imaginação se mistura com a realidade, ensinando valores como amizade, respeito e cuidado com a natureza.