- Publicidade -
InícioPolíticaGovernador Wanderlei Barbosa recebe ministro Dias Toffoli na Ilha do Bananal, região...

Governador Wanderlei Barbosa recebe ministro Dias Toffoli na Ilha do Bananal, região que sedia 1ª Semana Nacional de Saúde

Mulheres indígenas são foco da ação, que inicia nesta segunda-feira, 7, no município de Formoso do Araguaia

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, visitaram, nesse domingo, 6, a Aldeia São João, na Ilha do Bananal. A visita antecede a 1ª Semana Nacional de Saúde, que inicia nesta segunda-feira, 7, e segue até a sexta-feira, 11, no município de Formoso do Araguaia. O Governo do Tocantins é parceiro da iniciativa, realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com foco nas mulheres indígenas da Ilha do Bananal. 

“Desde que assumimos o Governo, criamos a Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais, desenvolvemos políticas de acessibilidade aos povos indígenas e esta parceria possibilita um trabalho contínuo. No estado, já estabelecemos cotas de 5% para a comunidade indígena, inclusive o concurso da Educação já trouxe esta especificidade”, salientou o governador Wanderlei Barbosa.

O Polo-Base Indígena (PBI) de Formoso do Araguaia atende uma população de 1.937 indígenas aldeados — povos Javaé, Karajá, Kanela do Tocantins, Avá-Canoeiro, Krahô-Takaywrá e Krahô-Kanela. Os indígenas estão situados em 24 aldeias, localizadas no próprio município e nas cidades de Sandolândia, Lagoa da Confusão e Pium.  

“Agradeço toda a equipe de apoio do Executivo federal, estadual e municipal para a realização desta ação. Sabemos que são muitas as dificuldades de acesso a exames que utilizam mais tecnologia. Traremos equipamentos que vão permanecer na comunidade para a continuidade da assistência. Parabenizo a todos que se empenharam e esta é apenas uma primeira semana, que busca fazer com que a Constituição se cumpra com garantia de uma saúde digna a todos os povos brasileiros”, destacou o ministro do STF, Dias Toffoli.

O cacique Darci Javaé ressaltou a importância de receber as autoridades na região. “Precisamos que elas nos vejam e olhem para as necessidades que temos em nosso território, isso vai nos dar mais visibilidade”, pontuou. 

- Publicidade -spot_img
Não perca
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui