Nesse sábado, 5, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, cumpriu agenda em Araguaína, para a entrega da ampliação e reforma das novas instalações do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM), comando operacional responsável por atender a segunda maior população do estado. A unidade, localizada na Rua Deusarina Ayres, Setor Jardim Filadélfia, é uma das mais antigas do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) e passa a contar com arena esportiva e uma infraestrutura modernizada.
Ao inaugurar as novas instalações, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância da melhoria na infraestrutura do 2º BBM para assegurar uma atuação ainda mais eficiente dos bombeiros. “Estamos investindo em infraestrutura para que o Estado se fortaleça cada vez mais e esteja ainda mais presente no que a comunidade precisa. Com essa reforma, os nossos bombeiros terão melhores condições de trabalho, o que reflete na qualidade do atendimento à população. Agradeço a todo o Corpo de Bombeiros do Tocantins pelos investimentos feitos e pelo cuidado com a nossa população”, ressaltou o chefe do Executivo.
Na ocasião, o comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, reforçou a participação dos militares veteranos nas obras e enfatizou que as melhorias impactam diretamente na atuação do CBMTO. “As novas instalações trazem melhorias para os militares, para Araguaína e para outras regiões. Aprimoramos o ambiente de trabalho, oferecendo mais conforto e espaços adequados para praticar esportes e atender melhor a população. Com a inauguração da arena esportiva e a ampliação dos espaços, podemos aproximar ainda mais a sociedade do Corpo de Bombeiros, possibilitando a realização de projetos sociais com melhor qualidade, como os Bombeiros Mirins, Bola de Fogo, judô, taekwondo, capoeira e jiu-jítsu, e assim ajudarmos cada vez mais a comunidade”, pontuou o comandante-geral.
Decisão do Campeonato Tocantinense

Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins
Ainda em Araguaína, o governador Wanderlei Barbosa, acompanhou no estádio Mirandão, a final inédita entre União e Araguaína, pelo Campeonato Tocantinense de Futebol da Primeira Divisão. O encontro entre as equipes araguainenses marcou o tricampeonato estadual do União. No tempo normal, as equipes empataram em 0 a 0, mas em cobranças de pênaltis, a equipe venceu por 5 a 4.
Na ocasião, o governador parabenizou as equipes pelo grande campeonato e reforçou os investimentos do Governo do Tocantins para o desenvolvimento do futebol estadual. “Trabalhar pelo esporte é uma meta do nosso governo. Vamos agora organizar o estádio Mirandão para termos um campeonato ainda melhor no ano que vem. Já trocamos todo o gramado e a parte elétrica, mas agora vamos fazer uma reconstrução, com um investimento de mais de R$ 5 milhões”, enfatizou.
O secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Atos Gomes, destacou que eventos como esse celebram o esporte estadual. “Final muito importante. Foi uma honra participarmos dessa festa, com duas grandes torcidas e um espetáculo em campo. O futebol de Araguaína foi muito bem representado pelas duas equipes no Campeonato Tocantinense. União e Araguaína já garantiram antecipadamente suas vagas nas competições nacionais do ano que vem e irão representar muito bem o nosso estado”, ressaltou o secretário.
Investimentos
Com um investimento de mais de R$ 5,4 milhões, o Governo do Tocantins promoverá a reforma e requalificação do estádio Mirandão. A obra abrange a reestruturação completa do gramado; rampas de acesso; vestiários; arquibancadas; banheiros; vestiários; sistema de irrigação; pintura geral; estrutura elétrica; sistema de combate a incêndio e outros reparos que atenderão as normas de segurança exigidas pelos órgãos técnicos responsáveis.
O projeto inclui outras melhorias, como a implantação de um placar digital; refletores em LED; elevação do campo em 1,20 m para facilitar a visibilidade dos torcedores; troca de pisos, forros e toda a parte elétrica dos ambientes internos, como cabines de imprensa, bilheterias e todos os espaços que correspondem ao estádio. A obra também contempla adequações em equipamentos, como elevador e catracas de acesso, além de itens de segurança, como guarda-corpos para garantir a segurança dos visitantes.