A valorização da indústria cinematográfica tocantinense esteve em pauta na reunião entre o presidente em exercício do Senado e presidente do PL Tocantins, Eduardo Gomes, e a cineasta Eva Pereira, que aconteceu em Palmas, neste domingo, 30. O encontro serviu para discutir formas de apoio e captação de recursos para o setor, que conta com diversos projetos em andamento para TV e cinema. A produtora Cunhã Porã Filmes busca consolidar novas produções mantendo o padrão de qualidade que garantiu ao filme O Barulho da Noite reconhecimento internacional e uma série de prêmios.
Durante a reunião, Eva Pereira destacou a importância da responsabilidade social nos projetos, assegurando que cada produção gere emprego e renda para os municípios onde são realizadas. Além disso, enfatizou que toda a estrutura, desde figurino até alimentação, é desenvolvida por profissionais regionais, fortalecendo a economia local e valorizando talentos tocantinenses.
“Essa visita ao senador Eduardo Gomes foi, em primeiro lugar, para agradecer. Se O Barulho da Noite esteve em três continentes e conquistou dez prêmios, sendo nove internacionais, foi porque tivemos o apoio dele. O filme retoma agora sua carreira em festivais internacionais, com mais duas exibições nos próximos meses, e isso só foi possível graças ao Eduardo, que abraçou um sonho de 20 anos”, afirmou a cineasta.
Ela também relembrou o apoio do senador na conclusão do filme. “Quando ganhamos o Prodecine [Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Cinema Brasileiro], logo veio a pandemia. Filmamos, mas não tínhamos condições de finalizar O Barulho da Noite. A ajuda do senador, sua interferência positiva, foi essencial para alavancar o patrocínio necessário para a finalização do filme. Sempre digo que, se não fosse Eduardo Gomes, o filme não existiria”, complementou Eva Pereira.
O senador Eduardo Gomes reafirmou seu compromisso com a cultura tocantinense e o setor audiovisual do estado. “O cinema é uma ferramenta poderosa de geração de emprego e renda, além de ser uma forma de projetar nossa identidade cultural para o mundo. O trabalho da Eva Pereira e da Cunhã Porã Filmes é uma referência para o Tocantins, e é fundamental garantir que esses projetos tenham o suporte necessário para acontecer”, concluiu.