Marianópolis recebeu, nesta sexta-feira, 28, a Audiência Pública de Revisão do Plano de Manejo da Agricultura, evento que contou com a presença do presidente em exercício do Senado e presidente do Partido Liberal (PL) no Tocantins, Eduardo Gomes, do governador Wanderlei Barbosa e de diversas autoridades.
Ao chegar à cidade, o senador foi recebido na casa do amigo Arnaldino dos Santos Gabriel (Dino), presidente da Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Tocantins (ADSTO), onde estavam presentes vários prefeitos da região, deputados e outras lideranças políticas.
O evento marca um momento importante para o desenvolvimento sustentável da região. Durante a audiência, foi assinado um convênio entre o Instituto de Atenção às Cidades da Universidade Federal do Tocantins (IAC/UFT) e o Governo do Tocantins para a revisão do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Ilha do Bananal/Cantão, unidade de conservação sob gestão do Estado. A medida atende a uma demanda antiga da comunidade local e será viabilizada por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
Durante seu discurso, Eduardo Gomes destacou o comprometimento do governador Wanderlei Barbosa com as grandes causas do estado, incluindo a regularização fundiária e o acordo firmado com a Universidade Federal do Tocantins, Ministério Público, Naturatins e Poder Judiciário para garantir o manejo adequado da APA.
“O estado do Tocantins cresce e vai crescer nos próximos anos a uma média de 10% ao ano, e isso é graças aos produtores rurais, desde o pequeno até o grande, que conseguiram produzir em uma área de produção restrita. Agora, se profissionalizarmos e dermos a essa área de preservação o manejo adequado, tenho certeza de que a produção triplicará e continuará respeitando o meio ambiente”, afirmou o senador.
Eduardo Gomes também ressaltou a importância dos grandes investimentos logísticos que estão por vir no estado, como a passagem de três ferrovias pelo Tocantins: a Transnordestina, em Aguiarnópolis; a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), em Figueirópolis; e a Ferrovia Norte-Sul. Além disso, destacou o impacto positivo do Derrocamento do Pedral do Lourenço, que permitirá a implantação de uma das principais hidrovias do país.
“Com tantos projetos importantes para o futuro do Tocantins, é essencial que todos estejam focados no desenvolvimento do estado. Sei que as eleições se aproximam, mas é preciso perguntar aos políticos que só falam de eleição se eles estão realmente preocupados com as necessidades reais da população”, declarou o senador, que, como gesto de reconhecimento, recebeu uma cesta de produtos dos agricultores familiares da APA.
Também estiveram presentes no evento parlamentares da bancada federal e estadual, prefeitos da região, representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, da UFT e do Naturatins, além de secretários de Estado e lideranças municipais.
Agenda no Tocantins
O presidente em exercício do Senado e presidente do PL no Tocantins, Eduardo Gomes, cumpre uma extensa agenda de compromissos no estado. Nesta sexta-feira, 28, ele almoçou com lideranças políticas no Restaurante do Marcão, em Paraíso, acompanhado do prefeito do município, Celso Morais, e do vice-prefeito, Ubiratan Carvalho.
Na noite dessa quinta-feira, 27, o senador esteve em Arraias, onde se reuniu com o prefeito Herman Gomes e a primeira-dama Edna Maria Braz. Durante o encontro, anunciou a destinação de R$ 5 milhões para a pavimentação das ruas do município, atendendo a uma demanda da população e da gestão municipal.