- Publicidade -
InícioGeralSecult segue com programação cultural no interior do Tocantins e chega às...

Secult segue com programação cultural no interior do Tocantins e chega às comunidades quilombolas nos municípios de Santa Tereza e São Félix

Atividades são realizadas com o MovCEU, equipamento itinerante que leva atividades relacionadas ao setor para municípios e comunidades do estado, de forma gratuita

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), segue com as atividades do MovCEU, equipamento cultural itinerante que leva atividades relacionadas ao setor para municípios e comunidades do estado, de forma gratuita. A programação chegará às comunidades quilombolas Barra da Aroeira, no município de Santa Tereza do Tocantins, nesta quinta-feira, 27; e no Povoado do Prata, em São Félix do Tocantins, na sexta-feira, 28.

Na comunidade Barra da Aroeira, a ação inicia a partir das 9 horas com uma oficina de audiovisual, que segue até o meio-dia. Durante esse período, simultaneamente, servidores também realizarão o cadastro para emissão da Carteira Nacional do Artesão, além da utilização dos óculos de realidade virtual. A partir das 14 horas, a programação segue com a continuidade das atividades do período matutino, bem como a mediação de leitura com alunos da rede pública municipal. À noite, a comunidade também poderá desfrutar de exibições audiovisuais e de apresentações culturais locais. 

Já na sexta-feira, é a vez da comunidade Povoado do Prata receber as ações do MovCEU, que terão início a partir das 14 horas. Com programação similar ao dia anterior, incluindo o cadastramento de artesãos, mediação de leitura, utilização dos óculos de realidade virtual, entre outros, a comunidade receberá uma oficina de podcast. A programação é aberta para a população. 

MovCEU


O MovCEU é um veículo tipo furgão/van e tem como objetivo levar atividades de cunho artístico e cultural para diferentes regiões do Brasil. O Tocantins foi um dos 30 proponentes selecionados pelo governo federal para receberem o equipamento, respeitando critérios como o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) das áreas beneficiadas e o número de comunidades de agricultores familiares, povos indígenas, entre outros. 

Outro ponto avaliado foi a diversidade de atividades culturais, bem como o respeito ao projeto arquitetônico do veículo, que teve um valor total de R$ 615.764,00 com recurso do Ministério da Cultura (MinC) e contrapartida do Governo do Tocantins de R$ 100.116,00 paga com verba do Fundo Estadual de Cultura. Confira a programação completa: 

Comunidade Barra da Aroeira:

9h às 12h – Oficina de audiovisual (aula teórica);

10h às 12h – Utilização dos óculos de realidade virtual;

9h às 12h – Cadastro da Carteira Nacional do Artesão;

14h às 17h – Oficina de audiovisual (aula prática);

14h às 20h – Cadastro para a Carteira Nacional do Artesão;

14h às 16h – Mediação de leitura com alunos da rede pública municipal;

16h às 18h – Utilização dos óculos de realidade virtual;

18h – Abertura com falas das autoridades, apresentação do equipamento cultural e apresentação cultural;

19h – Apresentações audiovisuais;

20h – Encerramento com apresentação cultural.

Comunidade Povoado do Prata:

14h às 20h – Cadastro para a Carteira Nacional do Artesão;

15h às 18h – Oficina de podcast;

15h às 16h – Mediação de leitura com alunos da rede pública municipal;

16h às 18h – Utilização dos óculos de realidade virtual;

18h – Abertura com falas das autoridades, apresentação do equipamento cultural e apresentação cultural;

19h – Apresentações audiovisuais;

20h – Encerramento com apresentação cultural.

- Publicidade -spot_img
Não perca
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui