Com o objetivo de incentivar e aumentar a doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea no estado do Tocantins, a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) ampliou o horário de atendimento na Unidade de Coleta da Hemorrede Tocantins, em Porto Nacional (UCT/PN). O local está aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 18h30 e, no sábado, funcionará das 7 às 12h30.
A cidade de Porto Nacional possui aproximadamente 54 mil habitantes e integra a Região de Saúde Amor-Perfeito. Possui dois hospitais de referência e, atualmente, o índice de doadores de sangue é em torno de 1% da população, ou seja, possui apenas 10 doadores a cada mil habitantes.
“Diante deste índice baixo e, por ser Porto Nacional muito perto da capital, onde se concentra grande quantidade de hospitais, realizamos novas contratações de profissionais, dispomos de mais um veículo automotivo para unidade e possibilitamos um horário de atendimento mais estendido. Com isso, esperamos que mais pessoas tenham condições de colaborar com as doações que salvam vidas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
Para a doadora Beatriz Borges Pires, “a iniciativa da ampliação do horário de atendimento da unidade de coleta e transfusão de Porto Nacional é uma oportunidade que facilita a vida de muitos que às vezes não conseguem fazer a doação no período da manhã. Gostaria de expressar minha profunda gratidão pelo acolhimento e pelo suporte que recebi de toda a equipe, a forma como fui recebida fez toda a diferença. Doar sangue é salvar vidas!”.
Segundo a coordenadora da UCT/PN, Ana Guilhermina, “são fundamentais a conscientização e a mobilização da população para ampliar o número de doações, garantindo o abastecimento dos estoques de sangue e a segurança transfusional aos pacientes que necessitam. Essa medida visa facilitar o acesso dos doadores, oferecendo mais opções de horários para a doação, garantindo assim um maior suprimento para atender às demandas transfusionais no estado”.