Eduardo Siqueira Campos (Podemos) foi empossado prefeito de Palmas em uma cerimônia na Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 1º. A posse aconteceu com atraso, após os percalços que marcaram a tumultuada eleição da Mesa-Diretora da Câmara Municipal, que terá Marilon Barbosa (Republicanos), como presidente pelos próximos dois anos.
Pode-se dizer que esse atraso em sua posse, foi apenas um aviso de como o segundo governo de Eduardo Siqueira Campos frente à Prefeitura de Palmas será difícil e, ao mesmo tempo poderá marcar, para sempre, o seu nome na história da Capital idealizada e estruturada por seu pai, o saudoso ex-governador José Wilson Siqueira Campos.
Prenúncio
Assim como todos os presentes à cerimônia, Eduardo Siqueira Campos, a primeira-dama, Polyanna Siqueira Campos e o vice-prefeito, Pastor Carlos Eduardo, chegaram às oito horas, mas como tinham que esperar todo o cronograma do evento, cuja posse era o ato final, não puderam deixar as dependências da Câmara Municipal durante os imbróglios criados pelos concorrentes à Presidência da Casa, como fizeram muitos dos convidados e autoridades presentes. Teve gente que chegou a ir tomar um café da manhã em comércios próximos, e ainda sobrou tempo para acompanhar aos atos mais importantes.
Seria um prenúncio de como irá atuar a Câmara Municipal nesta Legislatura?
Posse e “sugestão”
Enfim, a posse de Eduardo Siqueira Campos, que era para ser na manhã de ontem, aconteceu por volta das 15h45. E Eduardo não perdeu tempo com discursos prolixos, indo direto ao ponto, ao afirmar que é o prefeito de todos os palmenses, dos que o elegeram e dos que votaram em sua adversária, e que isso é o mais importante para que a população de Palmas tenha a gestão que precisa e que merece: “os palanques da eleição ficaram pra trás. À frente, temos uma cidade para administrar e toda uma população para cuidar”.
Eduardo também enfatizou que o Legislativo deve ser parceiro do Executivo e, não, um dificultador: “venho, perante esta casa, respeitadas a soberania e a independência dos poderes, convidá-los (vereadores) para uma convivência democrática com o Poder Executivo. Esta será uma gestão de diálogo, com portas abertas para os vereadores e para toda a sociedade civil”, declarou. Vale lembrar, que a grande maioria dos vereadores eleitos vieram da chapa da adversária derrotada por Eduardo no segundo turno da eleição municipal.
E deixou uma “sugestão” no ar: “Derrotar este prefeito doravante será derrotar o anseio do povo de Palmas. Atrapalhar este prefeito e fazer a ele oposição, não a democrática, a que a democracia preconiza; mas qualquer outro tipo de situação será inconcebível aos olhos dos homens e mulheres desta Capital”, avisou. “É preciso que as pessoas aprendam isso. Que não tenham tanta pressa em seus mandatos. Concluam seus mandatos, respeitem a democracia”, sugeriu.
O prefeito de Palmas encerrou seu discurso agradecendo a todos que participaram de sua campanha, que acreditaram do início ao fim e ressaltou que sem a presença atuante das mulheres, nada vai pra frente. Nem empresas nem governos, mencionando sua filha Ana Gabriela Cianni Siqueira Campos, que renunciou à carreira médica para liderar sua campanha, e será a secretária da Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal, e sua esposa Pollyana, a quem entregou a Secretaria de Ação Social.
Transmissão de faixa tem ação emoção
Depois do atraso na posse, o prefeito de Palmas Eduardo Siqueira Campos foi até o Espaço Cultural José Gomes Sobrinho receber a faixa de prefeito de Cinthia Ribeiro, que deixa o cargos após duas gestões.
O início da solenidade foi marcado por uma bênção do vice-prefeito, pastor Carlos Eduardo Velozo, que pediu sabedoria e equilíbrio para o novo governo que se inicia tão cheio de desafios.
Cinthia Ribeiro, apesar dos atos polêmicos publicados nos últimos Diários Oficias do Município, que, a grosso modo, criam problemas para a gestão de Eduardo Siqueira Campos, participou com desenvoltura e animação da solenidade e chegou a afirmar em seu discurso que “Palmas está pronta para um futuro glorioso, de legislações específicas daquilo que verdadeiramente feito a quatro, cinco, seis, dez mãos. Temos o melhor time de servidores do Brasil”, disse, agradecendo a todos pela parceria e trabalho conjunto realizado ao longo dos seis anos em que ficou à frente da Prefeitura de Palmas.
Educada e civilizadamente, Eduardo Siqueira Campos preferiu não polemizar sobre a chamada “herança maldita” que a ex-prefeita deixou pra ele, e emocionado, afirmou ao grande público presente que “hoje é o mesmo sol que com tanta intensidade brilhou no dia 20 de maio de 1989. Assim como há exatos 35 anos, em 1º de janeiro de 1990, passou a ser a nossa capital, essa cidade abençoada. Há 32 anos fui eleito prefeito. Discurso hoje, debaixo de uma das obras que marcaram a minha trajetória, com muita alegria”, falou emocionado.
Atos e nomes
Assim como em seu discurso na Câmara Municipal, durante sua posse, Eduardo Siqueira Campos arregaçou, simbolicamente, as mangas e disse que o trabalho já começou. Ele anunciou os nomes que comandarão cargos de secretário municipal, presidente de órgãos e autarquias e, em seguida anunciou as primeiras ações do seu governo:
– Fica mantido para o exercício de 2025 o horário de funcionamento dos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal de 6 (seis) horas ininterruptas, das 13h às 19h, excluídas as atividades que possuam jornadas específicas tais como educação, saúde, serviço social, transporte coletivo e outros serviços públicos ou congêneres.
– Avenida Tocantins
É instituída a Comissão de Deliberação e Execução do Projeto da Avenida Tocantins, em Taquaralto,
– Revitalização do Camelódromos e Rodoshopping
Programa Passageiros do Futuro, à cargo da Secretaria Municipal de Ação Social a execução de estudos para a implantação do Programa Passageiros do Futuro, com o objetivo de atender 15 (quinze) mil crianças, adolescentes e jovens, diretamente e por meio entidades do terceiro setor.
– Fica determinado à Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas a realização deestudos e projetos, que contemplem normas de acessibilidade e trânsito, com os seguintes objetivos:
I – construção do prolongamento e duplicação da Avenida Teotônio Segurado até a
Vila Agrotins;
II – construção da Ponte do Setor Bertaville;
III – construção do novo acesso do Setor Água Fria, condomínio Polinésia e região;
IV – realização de concurso público para elaboração do projeto arquitetônico da
instalação definitiva da Feira do Bosque dos Pioneiros;
V – construção do Mercado Municipal na Feira da 304 Sul;
VI – reforma e recuperação das Praia das Arnos, da Graciosa, do Prata, dos Buritis e
do Caju;
VII – reforma do Kartódromo Rubens Barrichello.
– Prefeitura no orquidário
Instalação da sede da Prefeitura Municipal de Palmas no Paço Municipal. “A sede de que trata o art. 1º deste Decreto, até a conclusão da obra de revitalização de seu prédio, funcionará provisoriamente no Orquidário Municipal de Palmas”.
A solenidade contou com a participação da Orquestra Jovem da Guarda Metropolitana, que fez homenagens a ex-prefeita Cinthia e ao novo prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos. A transmissão da faixa foi aberta com bênção do vice-prefeito, pastor Carlos Eduardo Velozo. Por fim, a solenidade terminou com os atos de nomeação dos novos secretários municipais de Palmas:
1 – Secretaria da Casa Civil – Secretário Rolf Costa Vidal
2 – Gabinete do Prefeito – Secretário-Chefe do Gabinete do Prefeito, Carlos Antônio da Costa Júnior
3 – Secretaria da Comunicação – Secretário Élcio de Souza Mendes
4 – Secretaria Governo – Secretário Sérgio Vieira Marques (Soró)
5 – Secretaria de Finanças – Secretário Glauber Santana Aires
7 – Procuradoria-Geral do Município – Procurador-Geral Renato de Oliveira
8 – Secretaria da Zeladoria Urbana – Secretário Marcílio Guilherme Ávila
9 – Secretaria da Administração e Modernização – Secretário Cleison Almeida Nunes
10 – Secretaria do Planejamento, Orçamento e Licitações – Secretário André Fagundes Cheguhem
11 – Secretaria da Mulher – Secretária Solange Jane Tavares Duailibe de Jesus
12- Secretaria da Saúde – Secretária Dhieine Caminski
13 – Secretaria da Ação Social – Secretária Polyanna Marques Teixeira Siqueira Campos
14 – Secretaria da Agricultura e Serviços do Interior – Secretário Raimundo Rego Negreiros (Major Negreiros)
15 – Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária – Secretário Israel Henrique de Melo Sousa
16 – Secretaria da Educação – Secretaria Débora Guedes Leandro de Jesus
17 – Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas – Paulo Cézar Monteiro da Silva
18- Agência de Turismo – Presidente Ana Paula Setti Nogueira
19- Secretaria de Mobilidade Urbana e Defesa Civil – Secretário Francisco Seixas Tadeu de Lima
20 – Secretaria de Planejamento Urbano – Secretário Ronaldo Dimas
21 – Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal – Secretária Ana Gabriela Cianni Siqueira Campos
22 – Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e Direitos Humanos – Secretário José Eduardo de Azevedo
23 – Agência de Transporte Coletivo de Palmas – Presidente Walace Pimentel
24 – Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos – Presidente Marcelo Wallace de Lima
25 – Fundação Cultural – Presidente Luciélia de Aquino Ramos (Luara Aquino)
26 – Fundação da Juventude de Palmas – Presidente Juniel Carvalho de Sousa
27 – Instituto de Previdência Social do Município de Palmas – PreviPalmas – Presidente Raul de Jesus Lima Neto
28 – Secretaria Extraordinária de Representação em Brasília – Secretário Vicente Alves de Oliveira
29 – Secretaria Extraordinária de Articulação Social – Secretária Ana Maria Monteiro de Castro
Ainda serão anunciados em outro momento os titulares das seguintes pastas:
30 – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo
31 – Secretaria de Habitação
32 – Fundação de Esportes e Lazer de Palmas
33 – Fundação de Meio Ambiente de Palmas
34 – Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas
35 – Secretaria Extraordinária da Região Metropolitana
36 – Agência de Tecnologia da Informação de Palmas.