Abertura contou com apresentações dos alunos de danças urbanas e artes visuais
A primeira semana de dezembro começou com muitos trabalhos artísticos na Fundação Cultural de Palmas (FCP). Na segunda-feira, 2, alunos de danças urbanas e artes visuais estrearam a Mostra Artística do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, mas as apresentações não param por aí. Até o dia 13 de dezembro, ainda se apresentarão alunos de canto, violão, teclado, teatro e musicalização infantil. Confira a programação completa ao final do texto.
As apresentações de danças urbanas foram realizadas no auditório da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré. Mais de 100 alunos subiram ao palco para demonstrar todo o conhecimento adquirido durante o semestre. A professora das turmas Elanna Rodrigues falou sobre a preparação de cada coreografia. “Estou muito orgulhosa dos alunos, a gente fez coreografias baseadas nos filmes da Disney e tudo foi pensado e produzido durante as aulas. Então, todo o processo criativo, eles participaram também, isso traz a identidade deles, deixa tudo mais lindo”, disse a professora.
Já os alunos de artes visuais abriram sua exposição no Salão de Exposição da Fundação Cultural, as obras permanecerão exibidas até o final deste ano. O professor de desenho Cláudio Montanari esteve presente na vernissage e falou sobre o resultado. “Essa exposição é resultado de um trabalho feito por alguns com mais experiências, outros ainda iniciantes, mas a gente vê que o importante é a dedicação, não é o resultado. É claro que a grande maioria está no começo de uma caminhada artística, e a caminhada artística é para vida inteira”, disse. Mostra Artística 2024As mostras artísticas foram organizadas para que os alunos dos cursos de iniciação às artes do Centro de Criatividade, projeto da Fundação Cultural de Palmas (FCP), possam demonstrar o conhecimento adquirido durante o semestre, além de praticar a autoconfiança e exercitar a expressão em público. Os cursos, dos mais variados campos das artes, são ofertados gratuitamente em quatro pontos da cidade: Espaço Cultural José Gomes Sobrinho; Espaço +Cultura Atriz e Educadora Marcélia Belém, na Arse 131 (1304 sul); Pracinha da Cultura, no setor Morada do Sol, e Casa da Cultural Professora Maria dos Reis, em Taquaruçu.
A coordenadora do Centro de Criatividade, Liu Moreira, ressalta a importância do trabalho. “Hoje nós temos mais de dois mil alunos que são atendidos de forma gratuita, em todas essas modalidades, com instrumentos e materiais gratuitos e aulas com professores de excelência. Então é um prazer imenso estar aqui junto de vocês, apresentando uma parte do que é o nosso trabalho”, disse.
Programação Completa
Espaço Cultural José Gomes Sobrinho
Sempre às 19h30
02/12 – Abertura da Exposição de Artes Visuais e música prof. Thiago Carmo
04/12 – Apresentação de canto popular e teatro infanto-juvenil
05/12 – Teclado e sax e piano
06/12 – Apresentação de canto popular, violão, Cia Fernanda Montenegro
09/12 – Musicalização Infantil + contação de histórias
10/12 – às 20h – Orquestra Buriti – auditório da Polícia Militar
11/12 – Apresentação de canto popular e teoria musical (Orquestra Insólita)
12/12 – Apresentação de canto popular e Small Band
13/12 – Núcleo de Cordas – Nucorde