O projeto “Pendulados – Programa Formativo de Iniciação à Acrobacias Aérea”, do bailarino e acrobata Elton Fialho, acaba de ser finalizado após dois meses de atividade e formação de uma turma de 12 alunos.
O artista ofereceu, gratuitamente, oficinas presenciais de acrobacias aéreas, ao longo do mês de outubro. As aulas incluíram práticas com aparelhos como Tecido Acrobático, Lira Circense, Tecido Marinho e Corda Lisa, com o objetivo de desenvolver habilidades psicomotoras e fomentar o fazer artístico, além de abrir novas oportunidades profissionais.
Como atividade de conclusão de curso, no último final de semana, uma mostra didática foi apresentada ao público, onde os alunos mostraram o que aprenderam, sob a supervisão de Elton Fialho. “Foi incrível ver o resultado do esforço e da dedicação de nossos alunos nesta apresentação final. É uma oportunidade para eles mostrarem seu talento e o que aprenderam ao longo do curso”, complementa Fialho.
A advogada Larissa Soares foi aluna da oficina e afirmou que participar do projeto Pendulados foi uma experiência transformadora. “Explorei minha criatividade ao montar o cenário, figurino e a coreografia, e também me desenvolvi, superando meus limites físicos e até mesmo medos. O projeto me ensinou a importância da confiança no próprio corpo e naqueles ao meu redor”, relatou.
A atriz Amanda Nobre também se disse encantada com a experiência. “Eu achei o projeto incrível, muito bem programado e executado, profissionais atenciosos e competentes que fizeram toda a diferença nos aprendizados da prática. Esse projeto contribuiu grandemente para desenvolver minhas habilidades corporais, me fazendo ter muito mais consciência corporal e a valorizar os profissionais da aérea, pois embora uma linda prática, requer muito esforço e disciplina”, avaliou.
Curso
Os alunos, oriundos de instituições como IFTO, UFT e UNITINS, foram divididos em três grupos, com aulas duas a três vezes por semana, totalizando 2 horas de aprendizado por dia.
De acordo com o diretor-geral do Projeto, o bailarino Elton Fialho, as atividades abrangeram não apenas acrobacias aéreas, mas também acrobacias de solo, fortalecimento físico, resistência, além de noções de figurino e cenário. “Este projeto é uma oportunidade incrível para os participantes se conectarem com a arte circense e descobrirem suas potencialidades. Acredito que, ao oferecer esse tipo de formação, estamos não apenas ensinando habilidades técnicas, mas também contribuindo para o crescimento cultural e profissional de nossos alunos”, destaca Elton Fialho, acrobata aéreo.
Workshop
O projeto “Pendulados” também contou com um workshop especial de 6 horas, ministrado pelo renomado acrobata e artista circense Leandro Xavier, que complementou a formação dos alunos e enriqueceu ainda mais a experiência do programa.
O projeto é viabilizado pelo edital Artes Tocantins com o patrocínio da Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins. (Por Cinthia Abreu)