MP Eleitoral orienta empresas de transporte de passageiros e de entregas por aplicativo sobre a proibição de propaganda eleitoral em seus veículos

"Essa conduta pode configurar abuso do poder econômico e do poder político", ressalta o promotor

Publicado em: 04/09/2024 16:52:00

Compartilhar com:

Foto: Divulgação/MPTO - Atuação é promotor eleitoral Adriano Neves, da 29ª Zona Eleitoral


Nessa terça-feira, 3, o Ministério Público Eleitoral emitiu uma recomendação às empresas de transporte de passageiros e de entregas por aplicativos de Palmas, com o intuito de orientar seus motoristas a não colocarem adesivos relacionados à propaganda eleitoral nos veículos. Essa medida visa prevenir a prática de propaganda eleitoral irregular.

Na recomendação, o promotor eleitoral Adriano Neves, da 29ª Zona Eleitoral, destacou que o artigo 37 da Lei n. 9.507/97 proíbe a veiculação de propaganda eleitoral em veículos automotores que prestam serviços ao público. Portanto, não é permitido que veículos particulares utilizados para transporte de pessoas ou mercadorias exibam propaganda eleitoral, pois são considerados de disponibilidade a qualquer consumidor, de forma ampla e irrestrita.

O promotor eleitoral ressaltou que essa conduta pode configurar abuso do poder econômico e do poder político, pois viola a isonomia entre os candidatos e a liberdade de escolha do eleitorado. Os infratores estão sujeitos à multa.

A recomendação foi encaminhada às seguintes empresas: Urbano Norte Palmas; Ifood.com Agência de Restaurantes Online S.A;  Uber do Brasil Tecnologia Ltda; TONOLUCRO Palmas e AIQFOME LTDA.